O que se pode pedir para Iemanjá?

Perguntado por: alima7 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.

Para fazer o seu ritual, leve para a praia algumas rosas brancas (Iemanjá não aceita flores de outra cor), algumas gotas de perfume de alfazema e uma vela azul claro. Separe as pétalas do caule, acenda a vela e faça seu pedido ou agradecimento.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Aqueles que desejam saudar a rainha do mar devem falar: “Odoyá!” Que quer dizer mãe das águas.

Então, no dia 02 de fevereiro, perto do mar ou longe dele, se você quiser pedir que Iemanjá ajude a restaurar o seu equilíbrio emocional, pode tentar se conectar a ela.

Iemanjá me protege com o seu oceano de cuidado e proteção! Quem é filho de Iemanjá não teme um mar agitado! Iemanjá é sereia do mar que rege as ondas e governa os oceanos.

Sábado

Sábado é o dia da semana que lhe é consagrado. Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó). Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, dobrando e endireitando o corpo.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

Banho de Iemanjá: para purificar corpo e a alma
Ponha um litro de água para ferver. Acrescente três pétalas de rosas brancas e três colheres de sopa de essência de alfazema. Misture os ingredientes no sentido horário. Desligue o fogo quando levar fervura e deixe descansando por duas horas.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

É preciso também ter cuidado na hora de contar um segredo as filhas de Iemanjá: elas são incapazes de guardá-lo! Entre suas características negativas estão ainda o fato de gostarem de brigar, de serem intolerantes e irritantes. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos.

Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas. Antes, as oferendas eram entregues em barcos de isopor e garrafas plásticas.

Manifesta-se em iniciados em seus mistérios (eleguns) através de incorporação ou transe. Representação de Iemanjá pelo artista Marcelo Jorge. Mãe dos peixes, divindade da fertilidade, maternidade e das águas dos rios. Protetora das crianças e idosos.

No sincretismo religioso, Iemanja é associada a outras Santas, na Igreja Católica é Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá.