O que se pode fazer para o rim voltar a funcionar?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

Após 40 dias, o trajeto artificial realizado através de punção e dilatação já está cicatrizado, mas a lesão do parênquima renal pode levar mais tempo para recuperar completamente se houver processo infeccioso associado.

As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração. A escolha é baseada na individualidade de cada pessoa.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

Consumo diário de chá verde foi capaz de amenizar problema renal em pacientes, mostrando-se mais poderoso que medicamentos. Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas mostrou os efeitos positivos do chá verde para quem está com diabetes.

Os três tratamentos são utilizados com sucesso no mundo inteiro.

  • Hemodiálise (HD) Hemodiálise. A hemodiálise é um tratamento em que o sangue é filtrado para fora do corpo com uma máquina de diálise. ...
  • Diálise Peritoneal (DP) Diálise Peritoneal. ...
  • Transplante. Transplante.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

"Quando os rins passam a funcionar entre 30% e 15% da capacidade é que os sintomas ficam mais proeminentes", explica. Conforme explica José de Resende Barros Neto, coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Felício Rocho, as maiores causas da IRC são diabetes e hipertensão fora de controle.

Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia. Devido a esse acúmulo e a diminuição da produção de alguns hormônios, a pessoa começa a se sentir doente.

O médico esclareceu que o rim, assim como pulmão e fígado, é um órgão que passa pelo processo de vicariação, ou seja, ele se regenera com facilidade.

Após afastar o fator agressor, pode haver recuperação completa ou parcial da função renal ou até mesmo não recuperar. Enquanto na Doença Renal Crônica a lesão progride de maneira lenta e irreversível, na IRA ela se instala rapidamente e há chances de ser revertida, sem o paciente precisar de hemodiálise.

Pode ser necessário reduzir o sal, o potássio e outros eletrólitos também.
...
Convivendo (Prognóstico)

  1. Não fume.
  2. Alimente-se de uma dieta com pouca gordura e colesterol.
  3. Faça exercícios leves e moderados regularmente.
  4. Tome medicamentos para reduzir o colesterol, se for necessário.
  5. Mantenha sua glicemia sob controle.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.