O que se pode fazer para evitar o AVC?

Perguntado por: esubtil4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como prevenir um AVC?

  1. Controle da Hipertensão Arterial;
  2. Tratamento do Diabetes;
  3. Redução nos níveis de Colesterol;
  4. Redução de peso;
  5. Prática regular de exercícios físicos;
  6. Não fumar ou parar de fumar;
  7. Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

Consumir chá verde e café regularmente pode estar associado a um menor risco de ter um AVC, segundo aponta um estudo divulgado este mês na publicação científica Stroke: Journal of the American Heart Association.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente. A pessoa não estava sentindo nada e de repente começa a sentir: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida— aquela maior dor de cabeça que a pessoa já sentiu, como se fosse um trovão.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

Os principais sintomas do AVC silencioso
Dor de cabeça, tontura e mal-estar geral também podem ser indicativos. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar uma leve perda de memória e mudanças repentinas de humor ou personalidade.

Dentre os aliados na prevenção do AVC, a diminuição do consumo de sal é uma das medidas mais populares, mas uma pesquisa recente afirma que comer mais banana pode ser uma boa opção.

A nutricionista Joanna Sievers, professora da Universidade do Vale do Itajaí (SC), nota que a planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá-verde, é cheia de compostos com propriedades positivas. “Eles têm ações antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares”, explica.

Após um AVC alguns Pacientes Desenvolvem Dores Crônicas: Um em cada 10 pacientes que sofreu um Acidente Vascular Cerebral, AVC, sofre de Dor Crônica e Debilitante, tipicamente descrita como “uma dor afiada” ou “uma queimação”. O problema é denominado síndrome de dor central após acidente vascular cerebral (CPSP).

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

“O AVC é mais comum a partir dos 50 anos, além da incidência dobrar a cada década a partir dessa idade.

A suplementação com colina e vitamina B pode melhorar a função cerebral pós-AVC.

Dores de cabeça associadas a sintomas incomuns – dores de cabeça que chegam a provocar mudanças na visão, dificuldades na fala, fraqueza nos músculos, dificuldade de andar, convulsões ou confusão mental são sintomas perigosos que podem indicar a presença de AVC.

Todos os pacientes com deterioração neurológica súbita ou acidente vascular cerebral agudo (AVC) devem ser submetidos aos seguintes exames: tomografia de crânio (TC) ou Ressonância nuclear magnética (RNM). Além deles, deve ser avaliada a glicemia e a saturação do paciente com certa frequência.

Cefaleia em salvas
Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.

'Consumo moderado de ovos' pode diminuir o risco
As condições mais comuns são o acidente vascular cerebral – tanto hemorrágico como isquêmico – e a doença cardíaca isquêmica, nessa ordem.