O que se pode fazer com uma cabaça?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Você pode fazer lindas luminárias, pendentes ou de mesa, para decorar sala, quarto, varanda e até mesmo a cozinha. Outra opção incrível é a decoração com galinhas de cabaça. É um artesanato divertido, perfeito para decoração de cozinhas.

Quando as plantas ficam marrons e caem, as cabaças secam e caem.

A cuia – também chamada de cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seu fruto maduro, depois de esvaziado o miolo, é usado para fazer a cuia, que pode também ser lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, posteriormente.

O fruto, depois de seco, é usado na confecção de cuias de chimarrão.

A cabaça é principalmente composta de água e tem um baixo teor de gorduras e hidratos, pelo que é uma hortaliça com pouco contributo calórico. Rica e saudável! Se quiser introduzir a cabaça na sua cozinha, pode fazê-lo de muitas formas diferentes, dado que pode ser consumida crua, assada, cozida ou até mesmo gratinada.

As folhas jovens e pontas de ramos podem ser consumidas cozidas ou refogadas. Os frutos imaturos podem ser preparados de muitas formas diferentes, como por exemplo, fritos ou cozidos, e podem ser usados em sopas e conservas, ou até mesmo para fazer suco.

Diuréticas: A Cabaça é diurética e podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Sensação de ardor e dificuldade de urinar pode ser causada devido ao alto nível de ácido na urina. A Cabaça é de natureza alcalina e pode, assim, proporcionar alívio a partir dele.

Peças feitas com cabaça
Bonecas, balões, móbiles, animais estilizados, santinhos e até doces são retratados na cumbuca natural!

Colhendo as cabaças
Uma cabaça verde vai começar a apodrecer rapidamente. É importante que elas sejam colhidas depois de maduras. Se a cabaça estiver madura demais, ela vai começar a amolecer e apodrecer. Não as colha, pois elas não têm salvação.

Dentro do culto, é o símbolo representativo e o utensílio principal de Exu, mas a cabaça é também usada por Pretos Velhos, Caboclos e alguns Orixás, como Ossain, que faz da cabaça o local para guardar as folhas (ervas) e seus segredos; e Omolu, que a utiliza para levar seus remédios.

Se você desejar manter a sua cabaça fechada, faça a abertura o menor que conseguir, na parte inferior, e depois de limpa, cole novamente a tampinha recortada na cabaça.

É usada na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos.

A Lagenaria siceraria, que é conhecida por diferentes nomes, como cabaça, calabaça, porongo, purunga ou caxi, é uma espécie não convencional pertencente à família Cucurbitaceae, a mesma da abóbora e do chuchu, entre outras.

cabaço amargo, também conhecido como melão amargo, é um vegetal que muitas pessoas tendem a se coíbe de, devido à amargura. Enquanto cabaço amargo pode ser off-putting devido ao seu sabor amargo, quando preparado corretamente, eles fazem um vegetal atraente e nutritivo que pode ser usado em muitos pratos diferentes.

A colheita das cabaças é feita a partir de 60 ou 120 dias após o plantio da semente. Quando em sua forma similar (desenho e tamanho) a da cabaça mãe, originária da semente, é hora de colher.

Além das excelentes propriedades medicinais, a casca da cabaça tem diversos usos, desde utensílio doméstico, cuias e vasilhas, enfeites e artesanatos, luminárias e vasos, até instrumentos musicais, chocalhos e berimbau.

A cabaça ou porongo é propagada a partir de suas sementes. Abra covas de 30 a 45 cm de profundidade, adube conforme a necessidade de forma a suprir as deficiências nutricionais do solo e volte a fechar. Semeie de duas a cinco sementes por cova a uma profundidade de 1 a 2 cm no solo já preparado.

A cuia do chimarrão de porongo
A tradicional cuia do chimarrão ainda é confeccionada com o porongo. Muita gente afirma que ela é feita de cabaça e precisamos deixar claro que esse é o nome popular do porongo. No entanto, existe outra árvore que também dá um fruto semelhante e que é utilizada para confeccioná-la.