O que se pode fazer com a bauxita?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

usada na produção de alumínio metálico. Mesmo assim, foi desenvolvido um grupo de aplicações para a bauxita não metalúrgica, no qual incluem-se: abrasivos, refratários, produtos químicos, cimentos de alta alumina, prótese humanas, etc.

Do total da bauxita comercial em geral cerca de 90% é usada para a produção metalúrgica da cadeia do alumínio (alumina e alumínio primário), e o restante 10% usadas para outros fins, como refratário, abrasivo, cimentos argilosos, química (sulfato de alumínio) e outros.

A principal importância da bauxita está na sua capacidade de fornecer o óxido de alumínio (alumina), que é refinado e transformado em alumínio metálico.

O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério encontrado em três principais grupos climáticos: Mediterrâneo, Tropical e Subtropical.

A bauxita é a fonte natural do alumínio, o terceiro elemento em abundância na crosta terrestre, depois do oxigênio e do silício.

O consumo doméstico de bauxita somou 24705,9 mil toneladas, das quais, mais de 97% foram destinados à produção de alumina. As exportações do minério praticamente se mantiveram, atingindo 6860,7 mil toneladas. Os Estados Unidos foram o principal destino – 43% do total –, seguidos do Canadá, 27% e Irlanda, 23%.

O preço médio realizado foi de US$ 276 a tonelada, na London Metal Exchange (LME). A MRN forneceu 8,68 milhões de toneladas de bauxita para a Hydro no ano passado, praticamente o mesmo volume do ano anterior.

O Pará é o maior produtor nacional de bauxita, representando 85% da produção brasileira do minério. Minas Gerais aparece em segundo, com 14%. Boa parte da produção paraense é extraída das minas localizadas nos municípios de Oriximiná e Juruti, no oeste do Pará.

A produção começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que é lavrada a poucos metros abaixo do solo. Ao chegar à usina, a bauxita é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino. No refinamento, é extraída a alumina ou o óxido de alumínio.

A Guiné que é o país com maior reserva mundial de bauxita e um dos maiores produtores alterou seu código de mineração para atrair mais investimentos no setor. Uma das alterações introduzidas foi a diminuição dos encargos da atividade mineral.

bauxita

A bauxita é uma rocha constituída, principalmente, de minerais hidratados de alumínio. Aproximadamente, 92% da produção mundial de bauxita é utilizada na produção de alumina.

A bauxita é o principal minério de alumínio. É formada como um produto residual ao longo de milhões de anos por intemperismo químico de rochas contendo silicatos de alumínio. Foi descoberta pela primeira vez na França em 1821 e, desde então, tem sido encontrada em muitos locais em todo o mundo.

A bauxita (Figura 1) é uma rocha formada por minerais hidratados de alumínio. Tais minerais são formados nos processos de intemperismo e alteração de rochas aluminosas, em clima tropical e subtropical (Villar 2002).

Quando o alumínio é produzido a partir da bauxita, o gasto de energia para produzi-lo é de 15 kWh/kg.

DUREZA - 1.3 DENSIDADE RELATIVA - 2.2 à 2.55 BRILHO - Opaco a terroso COR - Branco, cinza, amarelo e vermelho ASSOCIAÇÃO - Pode estar associada a gibsita, diásporo e bohemita.

Bauxita: Outro mineral importante para o país é a bauxita, matéria-prima do alumínio. O Brasil detém a terceira maior reserva do mundo. Suas jazidas são encontradas, principalmente, nos estados de Minas Gerais e no Pará.

Uma das líderes mundiais na produção de bauxita, a Mineração Rio do Norte (MRN) atua na região do Rio Trombetas desde a década de 1970.