O que se pode concluir sobre a posição das sombras em relação aos objetos e às fontes de luz?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A sombra aparece sempre do lado oposto à fonte de luz e pode ser de diversos tamanhos, dependendo da distância em relação ao corpo bloqueador da luz e da distância da luz em relação ao corpo. Quanto maior a opacidade de um corpo, maior será o bloqueio de passagem da luz e mais nítida será a sombra.

Essa variação, na verdade, ocorre por causa da variação da posição do Sol no céu. Tem horas que ele está mais alto, tem horas que ele está mais baixo; e, agora, a gente sabe que isso acontece por conta do movimento da Terra, que faz parecer que o Sol também se mexe.

UMA SOMBRA É UMA REGIÃO FORMADA PELA AUSÊNCIA PARCIAL DA LUZ, PROPORCIONADA PELA EXISTÊNCIA DE UM OBSTÁCULO. UMA SOMBRA OCUPA TODO O ESPAÇO QUE ESTÁ ATRÁS DE UM OBJETO COM UMA FONTE DE LUZ EM SUA FRENTE. A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO CONFORME A ORIGEM DA LUZ.

A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.

As sombras variam de tamanho ao longo do dia: no começo da manhã, as sombras são mais longas. Por volta do meio-dia, as sombras são mais curtas e no fim da tarde, as sombras voltam a ser longas. Isto acontece devido ao movimento aparente do Sol no céu (Na verdade, sabemos que o se movimenta é a Terra e não o Sol.)

Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.

A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.

À medida que o dia passa e o Sol vai mudando a sua posição no céu, o tamanho da sombra formada por qualquer objeto vai mudando; até 12h vai diminuindo e depois das 12h vai aumentando.

Quanto mais luz, mais sombra e escuridão.

De manhã a sombra é mais comprida, ao meio dia quase não se observa, a tarde mais novamente fica mais comprida, isso acontece devido a posição aparente do sol no céu. Essa variação ocorre por conta da posição do Sol no céu.

Resposta: Entretanto as sombras de objetos que barram a luz do Sol DIMINUEM de tamanho e se deformam na medida em que as percebemos mais distantes dos objetos. ...

Uma fonte pontual F emite luz em todas as direções. A esfera opaca E não permite que a luz se propague e dessa forma os raios luminosos não atingem a região atrás da esfera. Essa região não iluminada é denominada sombra.

A sombra corresponde à região do espaço não iluminada por uma fonte de luz quando um objeto opaco intercepta sua trajetória. Este fenômeno confirma a hipótese de que a luz se propaga em linha reta. Caso a luz não se propagasse em linha reta, nunca haveria a formação de sombra.

Quando a luz é projetada sobre uma superfície, diversos fenômenos podem ser observados. Os principais são: reflexão, refração e absorção. A refração é caracterizada pela projeção da luz em uma superfície e seu trespasse. Na reflexão, a luz, ao ser projetada em uma superfície, retorna ao meio original.

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação.

Conforme comentado na introdução, o gnômon foi um instrumento fundamental nos estudos primitivos da astronomia. Simplesmente analisando a projeção da sua sombra ao longo do dia, é possível determinarmos tanto os pontos cardeais quanto o meio-dia solar local.

A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.

Esse movimento da terra em torno de um eixo imaginário nos dá a impressão de que é o Sol que se move no céu durante o dia. Dessa maneira, foi o movimento de rotação da Terra que, principalmente, fez com que a sombra projetada da árvore no quintal de Thomás mudasse de posição ao longo do dia.

Resposta. As sombras se formam por consequência da luz se propagar em linha reta. Por exemplo: quando se está ao meio dia e o sol está exatamente acima da cabeça, não pode-se ver nenhuma sombra, pois a luz emitida pelo sol se propaga em linha reta, e por consequência a luz atinge diretamente todo o corpo.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.

No caso de luz e sombra, pode ser uma ótima maneira de entender como a luz se comporta realmente nos objetos. Sendo assim, procure estudar tanto objetos reais como fotos, de preferência, em preto e branco para que possa analisar com mais atenção o contraste.