O que se pode comer no jejum de Daniel?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Jejum de Daniel acontece ao longo de 21 dias nos quais devemos ingerir apenas alimentos cultivados a partir de sementes. Ou seja, frutas, verduras, legumes, tubérculos, hortaliças e frutos. Além disso, os grãos integrais e as castanhas também são permitidos.

Durante o jejum, você deve comer apenas verduras, legumes e frutas e tomar bastante água (todos os tipos de verduras, legumes e frutas são permitidos). Para variar o cardápio, você pode preparar sucos combinando estes alimentos.

Então, o que comer? Verduras, legumes, vegetais, frutas, principalmente nos intervalos, e proteínas, como castanha, feijão, soja, lentilha, grão de bico, quinoa, aveia e oleaginosas, mel que são proteínas ricas e substituem a proteína animal.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

Passo a passo como fazer o Jejum de Daniel
Em primeiro lugar, durante 21 dias, é preciso se abster de entretenimento, músicas e notícias seculares. Assim como Daniel não se alimentou de manjares e alimentos desejáveis, você vai deixar de consumir esse tipo de conteúdo, que são prazerosos à sua carne.

O Jejum de Daniel de 21 dias
Neste jejum que durou cerca de 3 semanas, Daniel não comeu carne, nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo.

Necessário é comer, beber, dormir, trabalhar, estudar, cuidar da vida espiritual, da sua saúde e dos seus relacionamentos (sejam familiares, de amizade, vida a dois). Exclua o que é um mero entretenimento ou distração, o que não acrescenta nada à sua vida.

Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que através dela eu seja purificado!

Verduras, raízes, bulbos, frutos e sementes, folhas e tubérculos: batata, batata doce, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, pinhão, cenoura, aipo, alho, aspargo, azeitona, beterraba, cebola, alho-poró, cenoura, erva-doce, nabo, rabanete, abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, cogumelo, jiló, moranga, palmito, pepino, ...

Devemos Orar Quando Jejuamos
Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Essa consagração tem como inspiração o Jejum feito pelo profeta de Daniel, que se absteve de alimentos e coisas prazerosas, como uma forma de buscar a Deus e vencer seus inimigos, assim como evitar participar do banquete do Rei, onde a mesa era consagrada aos deuses babilônicos.

SUCOS NATURAIS: de toda e qualquer fruta, laranja, melo, abacaxi, melancia, caqui, limo, maracuj, manga, tangerina, goiaba, maa, uva (preparados c/gua).

reforços são o consumo de polenta ou purê de batata. quem prefere as versões com pratos quentes).

Os 5 tipos de alimentos que nunca se deve comer são aqueles ricos em gorduras processadas, açúcar, sal, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor, porque são substâncias prejudiciais para o organismo e estão associadas ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer.

Alimentos que não quebram o jejum intermitente

  • Água.
  • Caldo de osso.
  • Vinagre de maçã
  • Suplementos sem calorias.
  • Gomas de mascar sem açúcar.
  • Café e chá sem açúcar ou leite.
  • Ervas e especiarias em shots funcionais.

21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água. Jejum a base de líquido: a pessoa que está jejuando ingere somente líquido.

Se quebrou o jejum, recomece, reserve outro período mais curto e volte a buscar a Deus.” Para o pastor Paganelli, essa quebra também pode ocorrer quando se fala alguma besteira ou se toma alguma atitude que vá contra o espírito de consagração do jejum. “Isso vai do modo como a pessoa vê Deus.

– Açúcares adicionados: são proibidos quaisquer alimentos com adição de açúcar, agave, adoçantes artificiais, açúcar mascavo, caldo de cana, xarope de milho, mel, açúcar, melaço, etc. – Alimentos fritos: salgadinhos de milho, batatas fritas, batatas fritas, legumes fritos (tempura) etc.

O profeta também fala que, ao lado desses preceitos, o jejum que agrada a Deus é repartir o pão com o faminto, acolher os pobres e os peregrinos, cobrir o que está nu. Dessa forma, nós nos tornamos solidário com a nossa própria carne.

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Dn 10:2-3). O Jejum de Daniel está mencionado na bíblia, no livro que leva o nome do profeta.