O que se pode comer na Quarta-feira de cinzas?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.

O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.

Durante a Quaresma, os católicos costumam se abster de carne, mas não dos subprodutos dos animais produtores de carne. Isso significa que os religiosos podem comer ovos e laticínios, bem como produtos de origem animal.

A Igreja Católica instrui os membros a se absterem de carne na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras durante a Quaresma, um período de penitência e renovação que antecede a Páscoa. Durante esses dias, não é aceitável comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto, veado e a maioria das outras carnes.

Este jejum consiste em tomar uma única refeição completa até a saciedade. Além dessa refeição única, que pode ser feita à hora do almoço, do jantar ou mesmo no café-da-manhã, Igreja reconhece a possibilidade de se tomarem duas outras refeições, ligeiras e bem modestas, ao longo do dia.

Essa orientação vale para a quarta-feira de cinzas, para as demais sextas-feiras da Quaresma e para a Sexta-feira da Paixão. Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora do tempo da quaresma.

"A Igreja recomenda que, na quarta-feira de cinzas e também na sexta-feira santa, os fiéis jejuem e se abstenham de carne."

A resposta é simples e direta: nos dias de abstinência, que são todas as sextas-feiras do ano, além da Quarta-feira de Cinzas e da Sexta-feira Santa (nas quais temos de guardar também o jejum), devemos abster-nos de carne animal, tanto bovina e suína quanto de aves, com exceção da carne de peixe e dos frutos do mar.

6 horas

Sendo assim, o jejum pode ser de 12 ou até 6 horas, a partir do café da manhã.

Na semana seguinte, normalmente denominada "Semana do Carnaval" o jejum normal às quartas e sextas-feiras é mantido. Fora isso, não há nenhum jejum adicional. 3. Na semana anterior à Quaresma, a carne é proibida, mas ovos, queijo e outros laticínios podem ser comidos todos os dias, inclusive às quartas e sextas-feiras.

A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa, uma época de viver de forma simples, de praticar o jejum, a abstinência, a reflexão espiritual e a penitência. Também é o período de trocar a carne bovina, de frango e suína por um pedaço de peixe.

Por outro lado, a abstinência, embora proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais. O jejum é obrigatório a partir de 14 anos de idade.

Nutricionista explica que nutrientes dos ovos e dos peixes são opções que podem substituir a carne vermelha.

40 dias

"Durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus", diz a ACI. O jejum é também uma penitência por meio da qual é possível pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos.

Durante o sacramento, o celebrante faz o sinal da cruz com uma mistura de cinzas com um pouco de água benta. Este gesto do padre é chamado de imposição de cinzas. O procedimento serve para despertar nas pessoas a vontade e a determinação de se manterem fieis no caminho do bem do cristianismo.

O período de penitências ainda começa na Quarta-feira de Cinzas e transcorre durante 40 dias, excluindo os domingos, e os mais devotos se limitam a fazer apenas uma refeição por dia — e sem carne no cardápio — na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

A Igreja Católica determina que todos os católicos devem se abster de produtos de origem de carne todas as sextas-feiras da Quaresma, incluindo a Sexta-feira Santa e a Quarta-feira de Cinzas, de acordo com a Learn Religions.

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

Curiosidades. O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.