O que se parece com uma casquinha de sorvete?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O cone pode ser encontrado no nosso dia a dia em situações bem familiares, como na casquinha do sorvete, no cone de trânsito e no chapéu da festinha de aniversário.

De acordo com as suas características, ele pode ser classificado como:

  • cone reto;
  • cone oblíquo;
  • cone equilátero.

Ao observar a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é reto quando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não é um cone reto.

O cone pode ser encontrado no nosso dia a dia em situações bem familiares, como na casquinha do sorvete, no cone de trânsito e no chapéu da festinha de aniversário. Veja o exemplo a seguir: Casquinha de sorvete (cone).

Tamanho aproximado de cada casquinha: 9 cm.

Podemos identificar a presença do cone em objetos do nosso cotidiano, como um chapéu de aniversário, a casquinha de um sorvete, os cones de trânsito, uma cenoura, entre outros. A planificação do cone é composta por um círculo, que é a base do cone, e um arco, que forma a sua área lateral.

O cone é um importante sólido geométrico, que é estudado na geometria espacial. Ele é classificado como um corpo redondo ou sólido de revolução por ter um círculo como base e por ser construído a partir da rotação de um triângulo.

Observe que o cubo é formado por 6 faces quadradas. O chapéu de palhaço e o funil lembram o cone. A única base de um cone possui o formato circular.

No cotidiano podemos observar vários objetos com o formato cilíndrico, a exemplo da latinha de refrigerante, da vela de parafina, da lata de conservados, entre outros. Todas essas figuram possuem superfícies curvas, característica principal dos corpos redondos.

Existem aproximadamente 6 milhões de cones em cada olho humano concentrados na região fóvea. Sendo estes os responsáveis pela percepção das cores, quando existe uma anomalia ou ausência de algum dos fotopigmentos nas terminações dos cones estamos na presença do daltonismo.

Vértice: é o ponto V, que fica na parte superior do sólido. Raio: é o raio do círculo que forma a base do cone. Geratriz: é o segmento de reta que liga o vértice V a um ponto pertencente à circunferência da base do cone.

Um bloco retangular é um sólido limitado por 6 retângulos: suas faces. Esses retângulos constituem 3 pares; em cada par os retângulos são iguais. Os lados dos retângulos são chamados as arestas do bloco. Um tijolo é um exemplo de um bloco retangular.

Um cone é uma figura comum semelhante a uma pirâmide na qual a base é um círculo ou outra forma curva fechada em vez de um polígono. Um cone tem uma superfície lateral curva em vez de várias faces triangulares, mas quando se trata de volume, um cone e uma pirâmide são semelhantes.

São conhecidos dois tipos de cilindro, o cilindro reto e o cilindro oblíquo.

Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais, possuem largura, comprimento e altura, e podem ser classificados entre poliedros e não poliedros (corpos redondos).

Portanto, objetos que se assemelham a um paralelepípedo são um apagador, uma caixa de papelão, um celular e uma borracha. Um tijolo, uma caixa de chocolate, um livro, um tanque de água e um bloco de concreto.