O que se move mais rápido que a luz?

Perguntado por: rramos3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Não é o espaço , é o espaço-tempo que ainda se move mais rapido que a luz. Actualmente o espaço-tempo move-se mais rápido que a velocidade da luz. Isso porque umas galáxias se distanciam a uma certa velocidade, mas as mais longe se distânciam a uma velocidade mai...

"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos ...

A sonda Parker Solar Probe da NASA estabeleceu novos recordes para um objeto feito pelo Homem ao atingir uma velocidade de 532 mil km/h e uma distância do Sol de apenas 10,4 milhões de quilómetros.

Impossibilidade física
Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

Einstein propôs que nada pode se mover mais rápido do que a luz no vácuo, ou seja, a velocidade de 300.000 km/s seria a velocidade máxima que um corpo ou uma onda poderia atingir. De acordo com Einstein, a velocidade da luz, num determinado meio, é constante para qualquer que seja o referencial adotado.

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

Se você realmente chegasse à velocidade da luz, o tempo pararia completamente. E caso se pudesse ir mais rápido do que a velocidade da luz, o tempo começaria a retroceder! Nessa velocidade, seu campo de visão também mudaria drasticamente. O mundo apareceria através da janela da sua aeronave em forma de um túnel.

Os relâmpagos intranuvens iniciam-se através de um líder contínuo que se propaga com uma velocidade em torno de 40 mil km/h, em geral de uma região de cargas negativas para uma região de cargas positivas dentro da nuvem, transportando cargas negativas.

A velocidade da luz no vácuo é definida atualmente a ser exatamente 299.792.458 m/s. Isso é basicamente a coisa mais rápida que a espécie humana já experimentou atualmente. Se uma pessoa viajar ao redor do equador da Terra à velocidade da luz, viajará ao redor do planeta inteiro 7.4 vezes em aproximadamente 1 segundo.

1.227 km/h

Recorde atual é de 1.227 km/h, obtido em 1997
O atual recorde de velocidade terrestre é de 1.227 km/h, obtido em 1997 pelo piloto Andy Green a bordo do veículo Thrust SSC.

sonda Juno

A sonda Juno, da Nasa, é o objeto mais rápido já criado pelo ser humano, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes.

A sonda solar Parker, que pertence a NASA, conseguiu mais um grande feito, que mostra como o avanço tecnológico está. A espaçonave chegou a incrível velocidade de 393 mil km/h, tomando o posto de objeto mais rápido já criado pelo homem.

A velocidade da luz nada mais é do que a velocidade de propagação do raio luminoso de um ponto a outro do espaço, e depende do meio material em que ela viaja, sendo este valor menor que o valor de c. Viajando pelo espaço, a luz é a coisa mais rápida do universo. Ela pode circular a Terra 7 vezes em apenas 1 segundo!

Isso significa que os corpos materiais não podem alcançar a velocidade da luz. À medida que a velocidade se aproxima de 100% da velocidade da luz, a dilatação temporal tende ao infinito. Por exemplo, para a velocidade de 99,99% da luz, o tempo se dilata em 70,71 vezes.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Até o momento, não há nenhuma evidência científica de que seja possível voltar ao passado. A viagem no tempo é uma ideia popular na ficção científica, mas ainda não foi comprovada na vida real.

Isso quer dizer que o tempo pode parar? Segundo a física, não. Mesmo sob influência de variáveis diferentes, os ponteiros do relógio não irão acelerar ou reduzir e continuarão girando da mesma forma em quaisquer circunstâncias, caso a referência seja o principal participante do evento.

O tempo não é absoluto
Adota-se a ideia de que o tempo é algo absoluto, que sempre progride da mesma maneira para todos os pontos no universo. A teoria da relatividade, proposta por Einstein em 1905, mostra a relatividade do tempo para observadores em condições distintas.

Nenhum objeto consegue ultrapassar 1,08 bilhão de km/h - a velocidade da luz no vácuo - porque todos os corpos ganham massa conforme sua rapidez aumenta.

Uma das aplicações nessa afirmação é que, conforme um corpo se desloca pelo espaço, também se movimenta no tempo. Além disso, ao modificar esse deslocamento, o tempo mudará de maneira inversamente proporcional: quanto mais rápido um objeto se move, mais devagar o tempo passa.