O que se faz quando o ipê não dá flor?

Perguntado por: ibelchior9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.

Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

Condições para o cultivo
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

O ipê é uma planta bastante resistente, aceita bem a poda severa, tanto das folhas e galhos quanto das raízes. Porém, para que haja a floração, é necessário provocar a queda das folhas diminuindo a rega.

“Preferencialmente plantando em sol pleno, o ipê-roxo aprecia climas quentes e secos. Por não ser muito exigente com adubação e muito tolerante a períodos de seca, é uma planta de fácil cuidado”, comenta Arthur. Já para plantio doméstico, ele pode ser regado uma vez por semana, evitando umidade constante no solo.

Ipê-amarelo é casa de aves
O ipê-amarelo, que tem cerca de 80 anos, é a grande atração no terreno. Além de belo, o ipê serve de abrigo a várias aves.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva.

ipê verde

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.

Segundo ele, é justamente no fim do inverno, entre a segunda quinzena de agosto até setembro, que surgem as flores amarelas, mas antes delas as flores roxas já deram o ar da graça.

Handroanthus albus (Tabebuia alba)
Essa espécie pode crescer até 30 m de altura. Com a copa mais alongada, é extremamente ornamental, tanto pela exuberante floração, quanto pela bela folhagem levemente prateada, que diferencia essa das outras espécies.

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”. O título vem da rua, de gente que para o carro para tirar fotos e registrar a beleza que dura apenas uma semana.

A melhor época para podar é logo após a época de floração. Você também pode podar galhos mortos ou doentes pouco antes da fase de dormência para garantir que a planta cresça de forma saudável durante as estações de crescimento e floração.

Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador.

Não existe uma melhor época para o plantio do ipê, sendo possível cultivá-lo o ano todo. A sua floração costuma acontecer no verão, mas há variações de épocas diferentes conforme a cor de suas flores.

Paulownia tomentosa

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.