O que se faz em um mestrado?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

O mestrado consiste em definir um tema de interesse e pesquisar sobre o assunto para que seja possível desenvolver uma dissertação sobre o assunto, que, ao fim do período do curso, será defendido para uma banca avaliadora.

Seja profissional ou acadêmico, existem alguns requisitos necessários para cursar um mestrado, o primeiro deles é ter ensino superior completo. Outra condição exigida é ter fluência em uma língua estrangeira. Há programas no Brasil que exigem um idioma específico, em geral é o inglês.

Mestre e doutor são títulos acadêmicos: Mestre se refere a uma pessoa que concluiu o mestrado. Doutor se refere a uma pessoa que concluiu o doutorado.

Segundo o Aurélio, mestrando é «Aquele que freqüenta o curso de mestrado (curso de pós-graduação, mais avançado que a especialização, que capacita o graduado à execução de pesquisas em uma área de conhecimento, e do qual constam, ger., aulas e trabalho de investigação, sob a direcção de um orientador, e cuja conclusão ...

Sim. Muitos de nossos alunos trabalham e cursam o mestrado ao mesmo tempo. Porém levam um tempo maior para concluir o mestrado.

Só quem já ingressou na carreira acadêmica sabe que cada etapa de como entrar no mestrado é um desafio — e a prova é uma delas. Afinal, trata-se do primeiro grande passo nessa direção, além de ser conhecida como uma das mais difíceis. Talvez, você tenha se assustado quando viu os programas.

Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado). Todos os programas de mestrado envolvem cursos e exames e, dependendo da área, um estágio ou outra experiência aplicada – por exemplo, é requerida prática de campo quando se faz um mestrado em psicologia.

Quem tem mestrado profissional pode lecionar em uma instituição de ensino superior? Sim. A certificação de um programa de mestrado profissional possibilita o acesso a seleções e concursos que exijam pós-graduação Stricto Sensu para atuar em Instituições de Ensino Superior.

Para ingressar no mestrado não é preciso ser fluente em inglês. No entanto, isso não quer dizer que o estudante não necessita estudar inglês e ou ter conhecimento do idioma, pois os programas de pós-graduação exigem proficiência em determinada língua estrangeira que, na maioria das vezes, é o inglês.

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

A abreviatura de mestre, por exemplo, pode ser encontrado por aí como “Me.”, “Ms.”, “MSc.” ou “M.e”.

Uma corrente de pesquisadores acredita também que o profissional que conclui o curso de mestrado está voltado para a área do ensino e da pesquisa, portanto, deverão ser usados os dois títulos: Professor Mestre – prof. Me. e Professora Mestre – profa.

Aqueles que finalizam um curso de mestrado, seja ele acadêmico ou profissional, recebem o título de mestre.

Com o título de mestre já é possível dar continuidade a sua carreira acadêmica, podendo se tornar professor ou pesquisador universitário. E o mestrado também é importante para quem quer seguir no mercado de trabalho. Isso porque, cada vez mais, as empresas valorizam profissionais com alto níveis de qualificação.

Usualmente, para os cursos de doutorado, também é necessário ter concluído um mestrado antes. Durante o curso (não é necessário para o ingresso), o estudante terá que comprovar a proficiência em uma língua estrangeira (normalmente o Inglês), no caso do mestrado, e em duas línguas estrangeiras, no caso do doutorado.