O que se fala na introdução de um TCC?
A introdução do TCC serve para apresentar o tema principal do trabalho ao leitor e descrever os objetivos e metodologia da pesquisa.
Qual frase iniciar uma introdução?
Frases para iniciar uma introdução
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Quantas linhas tem que ter uma introdução?
5 linhas
Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.
Pode fazer citação na introdução do TCC?
A resposta é SIM, você pode citar qualquer literatura que seja confiável no desenvolvimento do seu TCC. Não há razão para pensar que uma informação na introdução seja necessariamente utilizada na discussão, por exemplo.
O que dizer introdução?
Introdução significa o início ou o começo. É o ato ou efeito de introduzir. É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra.
Como se termina uma introdução?
É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.
O que é importante escrever e praticar muito bem a introdução?
A introdução é primordial para produzir um conteúdo, pois é essa etapa que vai incentivar a leitura completa do texto. Por isso, é importante que a introdução seja muito bem escrita e atrativa para que o leitor permaneça no conteúdo até o fim.
Como colocar o problema na introdução?
Você deve explicar a importância do assunto de seu trabalho e o motivo que determinou a escolha de seu tema. Então, você deve ressaltar porque o problema que será tratado pelo seu trabalho é importante e deve ser investigado. Essas informações são ótimas para uma boa introdução e mostram o valor de sua pesquisa.
Qual a diferença entre resumo e introdução no TCC?
O resumo é semelhante a um sumário, mas bem conciso e direto. Já a introdução de um artigo é mais detalhada. Ela explica por que você conduziu o estudo, o que você pretendia conseguir e qual é a sua hipótese.
Quantas páginas tem que ter a introdução de um TCC?
Voltando a introdução, o ideal é que sua introdução tenha de uma página e meia a duas páginas, creio que isso é o suficiente para fazer uma boa introdução. Porém, vai depender das exigências do seu orientador, da sua instituição e de uma série de outros fatores.
Como fazer uma introdução de acordo com as normas da ABNT?
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
- Em torno de 10 parágrafos;
- Deve apresentar o tema do trabalho;
- Conter o “problema de pesquisa”;
- O objetivo final da pesquisa;
- Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.
Como iniciar parágrafo?
Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação
- deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
- colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
- explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).
O que deve ter na introdução desenvolvimento e conclusão?
Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.
O que acontece se meu TCC não for aprovado?
A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.
Quanto tem que tirar no TCC para ser aprovado?
Art. 11º - A aprovação na disciplina TCC I exigirá freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), apresentação e argüição do projeto pelos membros da Comissão de TCC, e nota (média) mínima 7,0 (sete) numa escala de O (zero) a 10,0 (dez).