O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada *?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo. Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

A difusão facilitada é um processo de transporte de moléculas e de iões através da membrana celular, a favor do gradiente de concentração. O transporte realiza-se do meio de concentração mais elevada - hipertónico - para o de concentração mais baixa - hipotónico.

A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ...

O transporte ativo é um tipo de transporte em que a célula gasta energia para mover solutos contra seus gradientes de concentração. A bomba de sódio-potássio é um exemplo de transporte ativo. O transporte ativo se diferencia do passivo, pois neste a célula não gasta energia.

Existem dois tipos de transporte ativo secundário: antiporte e simporte.

  • antiporte: dois iões diferentes ou outros solutos são transportados em direções opostas através da membrana. ...
  • simporte: quando as duas substâncias são transportadas na mesma direção.

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, ajudadas pelas proteínas que permeiam a bicamada lipídica. Ocorre sem gasto de ATP. Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias.

Difusão facilitada
São permeases, estruturas proteicas que se posicionam na bicamada lipídica formando um canal para a passagem das moléculas. Essas proteínas são importantes porque a difusão facilitada acontece com substâncias que não são permeáveis na membrana plasmática.

A difusão facilitada é o processo de transporte de íons de moléculas pela membrana plasmática, de um meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia.

a difusão simples, aquela em que o soluto não precisa de facilitadores para passar pela membrana e, a difusão facilitada, quando o soluto passa pela membrana com o auxílio de uma proteína.

Diferença entre a Difusão Simples e a Facilitada
A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.

Qual a diferença entre os transportes passivo e ativo? No transporte passivo não há gasto de energia para o deslocamento das substâncias. Enquanto isso, no transporte ativo as substâncias deslocam-se com gasto de energia.

O transporte passivo e o transporte ativo são processos que garantem a passagem de substâncias através da membrana. O primeiro se caracteriza como a passagem de uma substância através da membrana plasmática sem gasto de energia. O transporte ativo, por sua vez, requer energia para ocorrer.

Transporte ativo, é aquele que se caracteriza por haver gasto energético(atp) nas trocas de determinadas moléculas. O transporte ativo vai contra o gradiente de concentração,ex: Bomba de sódio e potácio.

Na difusão simples, as substâncias entram e saem da célula por meio da membrana apenas pela força do gradiente de concentração. A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios.

Difusão simples
Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores.

O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e utiliza energia sob a forma de ATP para realizar o transporte de íons e outras substâncias através da membrana plasmática contra um gradiente de concentração, ou seja, é neste tipo de transporte que um íon localizado em uma região de baixa concentração pode ser ...

ATP

O transporte ativo primário usa uma fonte de energia química diretamente (por exemplo, o ATP) para mover as moléculas através da membrana contra seu gradiente.

A difusão facilitada ocorre quando há uma proteína que auxilia a passagem de substância pela membrana celular. A essas carreadoras de substâncias dá-se o nome de permeases. As permeases são, em geral, glicose ou aminoácidos, capazes de selecionar e transportar as substâncias através da membrana.