O que se entende por parlamentarismo às avessas?

Perguntado por: abrites2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O sistema parlamentarista implantado no Brasil durante o governo pessoal de D. Pedro II inspirou-se no modelo inglês. No entanto, o modelo brasileiro era a inversão do inglês, ficando, por isso, conhecido como parlamentarismo às avessas, porque o Poder Legislativo não nomeava o Executivo, mas subordinava-se a ele.

Resposta: Uma delas é o chamado “parlamentarismo às avessas”. Funcionando como um espelho invertido da monarquia parlamentar britânica, o “parlamentarismo às avessas” do Segundo Reinado tornava o parlamento brasileiro submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador D. Pedro II.

18 de julho de 1841

O Parlamentarismo “às avessas” no Segundo Reinado. Charge representando Dom Pedro II tentando equilibrar liberais e conservadores com o Parlamentarismo às Avessas. Dom Pedro II assumiu o poder no Brasil após o evento que ficou conhecido como “Golpe da Maioridade”, em 18 de julho de 1841, com apenas 14 anos de idade.

Todavia, o Poder Moderador concedia a Dom Pedro II interferir no Conselho de Estado e também dissolver o Parlamento. Isso era o oposto do Parlamento britânico, no qual o rei não interferia nas atividades parlamentares. Por essa razão, essa forma de governo no Brasil ficou conhecida como “parlamentarismo às avessas”.

Já no Brasil, a experiência parlamentar foi implantada pelo próprio imperador como uma forma de preservar sua imagem política em meio às disputas e divergências que marcavam o cenário político daquela época.

A República Parlamentarista foi uma fase do governo João Goulart, de 8 de setembro de 1961 a 24 de janeiro de 1963, o que corresponde a 1 ano, 4 meses e 17 dias (504 dias). Esta foi a segunda experiência parlamentarista vivida pelo Brasil, sendo a primeira no período do Império, entre 1847 a 1889.

Uma delas é o chamado “parlamentarismo às avessas”. Funcionando como um espelho invertido da monarquia parlamentar britânica, o “parlamentarismo às avessas” do Segundo Reinado tornava o parlamento brasileiro submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador D. Pedro II.

É encabeçado pelo monarca do reino (atualmente o Rei Carlos III). O parlamento é composto por duas câmaras, sendo a câmara alta denominada por Casa ou Câmara dos Lordes, e a câmara baixa, por Casa ou Câmara dos Comuns do Reino Unido. O Monarca é o terceiro componente do parlamento.

O regime político do país era a monarquia parlamentarista, onde o Imperador escolhia o Presidente do Conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) através de uma lista com três nomes. No plano econômico, o café adquire importância fundamental, sendo o produto mais exportado pelo Brasil.

O parlamentarismo nasceu em 1688, na Inglaterra, depois da Revolução Gloriosa (responsável pelo fim do absolutismo na Inglaterra, e uma das partes da Revolução Inglesa), limitando os poderes absolutos de rei e fazendo-o depender — ele e seus ministros — do Parlamento.

O Parlamentarismo surgiu na Inglaterra após a Revolução Gloriosa de 1688, que cortou os poderes absolutos dos reis, criando a dependência do Rei e seus ministros ao Parlamento.

Histórico. A história da era presidencialista no Brasil teve início no dia 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República pelas mãos marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que pôs término ao período imperial.

Com o parlamentarismo, os agentes políticos teriam maior responsabilidade sobre a conjuntura nacional. Em outras palavras, o parlamento teria a missão de sustentar o governo, de acordo com os interesses da população.

Alguns países parlamentaristas atribuem ao chefe de Estado certos poderes, como a chefia nominal das forças armadas ou a prerrogativa de dissolver o parlamento, caso este não logre formar um governo dentro de um prazo determinado, convocando então novas eleições. Essa é uma das funções do poder moderador.

Em geral, atuam como chefe de Estado — enquanto o primeiro-ministro é chefe de governo. O poder do monarca dentro das monarquias tende a ser vitalício e hereditário, ou seja, o poder do monarca estende-se durante toda a sua vida.

Em 1889, com a deposição de Dom Pedro II e a proclamação da república, o Brasil passou a adotar o sistema presidencialista.

Resposta. Resposta: Parlamentarismo é um sistema de governo democrático em que o chefe de Estado não é um chefe de governo. E presidencialismo é um sistema de governo em que um chefe de Estado também é o chefe de governo e lidera o poder executivo.