O que se entende por movimento repouso referencial e trajetória comente as 3 Leis da física?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial. Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo.

A trajetória é sequência de posições de um móvel em movimento no decorrer do tempo. Isso significa que um corpo em movimento define sua trajetória com o passar do tempo. Elas podem ser de movimento retilíneo ou curvilíneo.

Na Física, o movimento uniforme (MU) acontece no momento em que um objeto realiza um deslocamento com velocidade constante. Isso acontece, por exemplo, quando um carro sai da cidade A e vai até a cidade B com uma velocidade de 60 km/h em 3 horas.

Movimento acelerado, retardado e uniforme.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.

Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço.

Significado de Movimento. substantivo masculino Ação ou efeito de movimentar, de mover, de mudar, de se dirigir de um lugar para outro: movimento das marés; não consigo acompanhar seu movimento.

Trajetória

  • Trajetória Retilínea.
  • Trajetória Curvilínea Circular.
  • Trajetória Curvilínea Elíptica.
  • Trajetória Curvilínea Parabólica.

Movimento: um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo. Trajetória: é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo.

Trajetória é um conceito muito simples e fácil de entender. O caminho percorrido por você para ir à padaria, o movimento de uma bola ao sair do pé de um jogador, o traçado de uma estrada e a queda de uma borracha no chão na sala de aula são exemplos de trajetórias.

É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.

Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

Em física , movimento é entendido como a mudança de posição que um corpo experimenta no espaço em um determinado período de tempo . Todo movimento depende do sistema de referência a partir do qual é observado. O movimento dos corpos é estudado por meio da cinemática e da dinâmica e ambas são integradas à mecânica.