O que se entende por modernismo?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

O modernismo brasileiro foi um movimento cultural e artístico que teve um grande impacto na cultura nacional, sobretudo nas áreas da literatura e das artes plásticas. Alguns dos seus traços principais reformularam profundamente o modo de pensar a criação e de encarar a sociedade, influenciando as gerações futuras.

Valorização de temáticas ligadas ao cotidiano do homem urbano. Revisitação crítica do passado do país e da cultura. Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas.

O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.

Mário de Andrade

No nosso país, Mário de Andrade foi um dos autores que encabeçaram a primeira geração modernista, com obras verdadeiramente inovadoras como a antologia de contos Paulicéia Desvairada (1922). O seu livro mais famoso, Macunaíma, foi lançado em 1928 e se tornou um importante marco no cânone literário brasileiro.

As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.

Foi dividida em três fases: primeira geração ou fase heroica (1922-1930), segunda geração ou geração de 30 (1930-1945), e terceira geração ou geração de 45 (começou em 1945, mas não há um consenso sobre seu fim).

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.

Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30. Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de 45.

Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História.

  • Anita Malfatti
  • Pablo Picasso
  • Georgia O'Keeffe
  • Henri Matisse
  • Alfredo Volpi
  • Di Cavalcanti

Os artistas modernistas que merecem destaque nessa primeira fase fizeram parte do chamado “Grupo dos Cinco”.

Assim, o modernismo é caracterizado pela inovação e experimentação nas artes e na literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição. Possui um caráter libertário e busca a renovação artística.

Alguns dos escritores de maior destaque no período são: Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz.