O que se entende por logos?

Perguntado por: edinis2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

1. [ Filosofia ] Razão ou princípio da inteligibilidade. 2. [ Filosofia ] Princípio platónico mediador entre o mundo sensível e o inteligível.

A palavra logos é uma das principais noções da filosofia, podendo significar: razão, substância ou causa do mundo, explicação, ciência, dentre outros tantos usos feitos ao longo do percurso filosófico desde os Pré-socráticos aos contemporâneos.

A palavra lógos pode ser interpretada como sendo palavra, discurso, doutrina ou tratado; então, deontologia significa doutrina, tratado ou ciência do dever ou dos deveres, quer dizer, a doutrina, o tratado ou a ciência do que se deve fazer.

2 sinônimos de logos para 2 sentidos da palavra logos: Num futuro próximo: 1 breves.

Sócrates reforça que o logos é composto de logos propriamente dito e de léxis (forma de dizer), ou seja, essa última se insere na discussão como um dos elementos do logos. Assim, de acordo com Platão, o logos se refere ao que “se deve dizer” às crianças, enquanto a lexis, “como se deve dizer”7.

O logos corresponde a uma racionalidade que governa a natureza, uma harmonia íntima que parece organizar a physis e que foi percebida pelos primeiros filósofos. Assim, os pré-socráticos passaram a “dar ouvidos ao logos“, e não mais à tradição mitológica. Essa forma de pensar marcou a civilização ocidental.

Significado. A palavra cosmologia tem sua origem na Grécia Antiga, sendo cosmos o radical que significa, para nós, “universo” e logos o mesmo que “razão, racionalidade, organização mental” ou “ciência”.

Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Heráclito sugere a existência do logos como uma entidade universal independente.

Se o mythos encerra a realidade tomada como horizonte de compreensão do mundo, o logos corresponde a cada uma das compreensões, reflexões e interpretações que possamos extrair desse horizonte.

Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».

O logos está diretamente ligado ao conhecimento em si, que pode ser melhor explorado com base na inteligência, que é uma pré-disposição para aprender algo mais facilmente, assim, o logos é a razão, que muitas vezes para ser defendida , é necessária inteligência para que então seja comprovada , pelo menos por hora .

O contrário de logo é: 1. antes, tarde.

Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino).

Criador de Logo
O Criador de Logo é uma ferramenta 100% gratuita para criar logotipos profissionais. Para ter acesso é muito simples, basta preencher o nome da sua empresa, selecionar o segmento e o estilo da logo. Depois disso, está pronto! Após a geração do logotipo, é possível editar ícones, cores e fontes.

Embora existam várias marcas que disputam o feito de terem sido as primeiras a registrar um logo, por volta do século XIX, o caso mais paradigmático é o de Bass Brewery, uma popular marca inglesa de cervejas.