O que se entende por literatura informativa no Brasil?

Perguntado por: imoraes3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

2. (FUVEST-SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil: conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza o homem brasileiro.

O público-alvo desses documentos eram os europeus, curiosos para saberem o que havia na terra descoberta. Por isso, essa literatura informativa é também chamada de literatura de viagem, já que é composta por relatos de viajantes europeus ao território brasileiro.

A leitura informativa, também denominada de estudo, tem por objetivo a coleta de elementos, dados, informações, portanto é fundamental no desenvolvimento e na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Carta de Pero Vaz de Caminha

O marco inicial da literatura de informação foi a “Carta de Pero Vaz de Caminha” ao rei Dom Manuel I, Rei de Portugal, sobre o descobrimento do Brasil.

São eles: Pero Vaz de Caminha, "Carta do Achamento do Brasil" (1500); Pero Lopes de Sousa, "Diário da Navegação" (1530); Pero de Magalhães Gândavo, "Tratado da Terra do Brasil" e "História da Província de Santa Cruz, a que Vulgarmente Chamamos Brasil" (1576);

Nesse primeiro século da nossa formação, a literatura informativa do colonizador português é representada inicialmente pela Carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o descobrimento do Brasil a D. Manuel.

A diferença entre a literatura de informação e a literatura de formação radica em que a primeira são textos de viagens escritos em prosa, enquanto que a segunda são textos de caráter religioso.

Sobre a literatura informativa quinhentista é incorreto afirmar: a) Com uma linguagem rebuscada, os cronistas descreveram aspectos das novas terras encontradas além-mar. b) Repletos de adjetivos, os textos do Quinhentismo abordaram as características materiais e espirituais relacionadas com as novas terras.

Boa noite Stephanny Braga, a literatura de informação é importante pois é o seguimento que mostra todas as manifestações literarias brasileiras na epoca do Brasil Colonia.

A literatura brasileira é importante porque ela reflete e documenta a cultura e história do país. Ela também é um meio de expressão artística e pode ser usada para transmitir mensagens políticas e sociais. Além disso, a literatura brasileira é um importante veículo para a preservação da língua portuguesa.

A literatura formativa é aquela que os padres jesuítas acabavam criando na época da colonização do Brasil (Brasil Colônia ou Colonial). Este tipo se diferencia da literatura informativa porque a segunda trabalha com informações e fatos verídicos.

A Literatura de Informação se deu em meio à época das Grandes Navegações. Iniciada no século XV, tinha por objetivo a busca por novas rotas de comércio ao redor do globo terrestre. Essas expedições culminaram na chegada dos portugueses ao Brasil, no dia 22 de abril de 1500.

A Literatura de Informação, conhecida também como Quinhentismo, é um estilo literário que abrange as manifestações literárias feitas no Brasil durante o seu descobrimento. O nome Quinhentismo advém dessa época, os anos de 1500.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Confira como e quando ocorre cada uma dessas fases: Decodificação.

Como pudemos ver, a literatura informativa tinha como objetivo informar e descrever a nova terra e os seus habitantes. Sabendo disso, aponte quais foram as considerações feitas por Pero Vaz de Caminha em relação à terra recém descoberta e em relação aos povos originários.