O que se entende por imposição cultural Você percebe essa situação no seu cotidiano?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

imposição cultural é quando um pais impõe sua cultura aos outros paises, por muitas vezes danificando a identidade cultural dos povos. o exemplo mais clássico é o dos EUA, que possui filiais de suas empresas em praticamente todos os paises do globo, empresas tais quais mc donalds, Apple, coca cola, etc.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos. A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.

Podemos chamar de imposição cultural o ato de exigir e impor o abandono e modificação de mentalidades, símbolos e comportamentos de um determinado grupo em relação à sua cultura.

Exemplos de apropriação cultural explicados

  1. Blackface e espetáculos de menestréis. ...
  2. Nativos americanos nos filmes de faroeste. ...
  3. As verdadeiras origens do Rock'n'roll. ...
  4. Cultura como fantasia. ...
  5. Cultura como produto ou moda. ...
  6. Símbolos religiosos como adereços.

Os europeus exerceram sobre o continente africano um processo de colonização de exploração política, econômica, ocupação territorial e escravocrata de forma que na partilha de terras não respeitavam as características étnicas e culturais, o que gerou conflitos sentidos até hoje após a independência e formação dos ...

Os povos indígenas sofreram um processo de imposição cultural decorrente da colonização europeia na América que empregava a força e/ou a fé católica para subjugá-los. Eles foram obrigados a deixar os seus valores culturais para ingressar na “civilização”, adaptando-se aos valores culturais e religiosos europeus.

Os resultados demonstraram que superioridade bélica, comunicação, influência da religião, ambição, epidemias e o comando de Cortez foram algumas das possíveis razões da conquista. Palavras-chave: Conquista, Hernan Cortez, Asteca.

Podemos perceber cultura através dos indivíduos que as produzem e seus significados, os processos da globalização e suas múltiplas influências que contribuem para o enriquecimento intelectual e espiritual na sociedade.

A influência de outras culturas no dia a dia das pessoas pode ser percebida de várias maneiras. Por exemplo, é comum encontrar alimentos, músicas, filmes e roupas de diferentes partes do mundo em muitas cidades.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

A importância da cultura na sociedade
A cultura se define como um importante modelo comportamental da nossa sociedade, gerando particularidades aos grupos e, ao mesmo tempo, agregando nossa sociedade que é tão diversificada e plural. Além disso, tem importância no comportamento da sociedade.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

A identidade cultural tem a ver com quem somos enquanto grupo. E essa identidade se manifesta a partir de determinados traços culturais, tais como a língua, a religião, os ritos, as festas, as manifestações artísticas etc.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.

O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte.

Apropriação cultural consiste em adotar elementos específicos de outra cultura fora do seu específico contexto e significado. Esse assenhoreamento pode se dar no campo do comportamento, da linguagem, da estética, das artes, da música, da religiosidade, da técnica e conhecimento, enfim, de múltiplos aspectos culturais.