O que se entende por guerra santa Qual o significado de jihad para os muçulmanos *?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A tradução mais precisa é "luta santa" ou "batalha santa". Mas o termo, na verdade, deriva de "jahada", que significa "esforçar-se". No Corão e nos ensinamentos do profeta Maomé, "jihad" significa "lutar pelo bem da comunidade ou lutar pela remissão dos pecados individuais".

Ocorrida entre os anos de 1095 e 1099, foi comandada por membros da aristocracia europeia e ficou conhecida por Cruzada dos Nobres. Em 1099, depois de sangrentas batalhas, os cristãos conseguiram conquistar a cidade sagrada e a peregrinação foi retomada. Em seguida, foi fundado o Reino Latino de Jerusalém.

Guerra santa é uma guerra causada por diferenças entre as religiões. São Tomás de Aquino desenvolveu estes critérios, e os seus escritos foram usados pela Igreja Católica Romana para regulamentar as ações dos estados europeus.

Diferenças entre Sunitas e Xiitas
Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

O jihad é um tipo de luta ou esforço, o empenho de um indivíduo para o seu próprio bem (jihad al-nafs) ou para o bem coletivo (a pregação ou, em última instância, a luta armada).

Zakat é um termo islâmico usado em finanças para se referir à obrigação de um indivíduo doar uma certa proporção de riqueza a cada ano para causas de caridade.

Guerra Santa é o nome que se dá ao grande embate de guerreiros que lutam por Deuses e causas diferentes. Todas essas Guerras até hoje tiveram em comum o fato da deusa Atena e seus Cavaleiros lutarem defendendo a Terra contra outros deuses que visavam dominá-la ou destruí-la.

Como de se esperar em conflitos intermitentes que duram séculos, o domínio sobre a Terra Santa e os territórios adjacentes trocou de mãos. A Segunda Cruzada teve vitória muçulmana. A terceira, vitória dos cruzados, mas sem a retomada de Jerusalém.

Islã: nome que se dá à religião. Na tradução do árabe, faz referência a "paz e entrega". Islamismo: nome da religião, mas sufixo "ismo" também pode se referir à ideologia política. Muçulmano: vem do árabe "muslim", aquele que que se entregou e segue as leis divinas.

Nesse sentido, o combate dos cruzados contra os infiéis demonizados que habitavam Jerusalém seria a Guerra Santa por excelência (FLORI, 2004: 342-346). Tal forma de enaltecimento religioso de algumas campanhas militares teve origem na noção de Guerra Justa, formulada na Antiguidade Clássica.

A primeira Guerra Santa iniciou após Poseidon reunir sete guerreiros (Generais Marinas) para tomar a Terra de Atena. Os Generais de Poseidon, eram protegidos por armaduras de escamas poderosíssimas, feitas de um metal raro chamado de oricaltco.

Resposta. Resposta: Esse conflito levou Portugal e Espanha a se formatarem como estados nacionais no meio da Guerra da Reconquista. Portugal, ocorrendo essa Reconquista já tinha feito a sua nação e a Espanha acaba conseguindo a sua unidade nacional.

Atualmente existem cerca de 1,6 mil milhões de muçulmanos no mundo, entre 10 e 13 por cento são xiitas. Azerbaijão, Bahrein, Irão, Iraque e Líbano são os únicos países onde os xiitas são maioritários. Existem minorias importantes no Afeganistão, Arábia Saudita, Paquistão, Iémen, Índia e Líbano.

Os Cinco Pilares do Islã

  • A Profissão da Fé—A Chahada.
  • Orações Diárias—Salat.
  • Esmola—Zakat.
  • Jejum durante o Ramadã—Saum.
  • Peregrinação a Meca—Hajj.

Ela é dividida em dois principais grupos: sunitas (grande maioria, quase 90% dos seguidores) e xiitas. O primeiro continuou seguindo apenas os ensinamentos do profeta Mohammed após sua morte, enquanto o segundo reconheceu o genro de Mohammed, Ali Ibn Abu Talib, como novo líder.

Nos países islâmicos, o cumprimento tradicional é feito só com a mão direita tocando o coração, depois a testa e por último faz-se um meneio no ar para cima da cabeça. Os gestos são acompanhados das palavras que dão nome à saudação: salaam aleikum, o famoso “salamaleico”, que significa “que a paz esteja convosco”.

Começando pelo princípio, medina em árabe significa cidade. Porém, em alguns países no norte da África, com o passar do tempo, o seu significado incorporou mais algumas nuances. Passou a se referir também como a parte histórica da cidade.

A civilização árabe ou islâmica surgiu no Oriente Médio, numa península desértica situada entre a Ásia e a África. É área de aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados, com centenas de milhares recobertos por um enorme deserto, pontilhados por alguns oásis e por uma cadeia montanhosa, a oeste.