O que se entende por Grafite?

Perguntado por: opadilha9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.

O grafite é uma forma de expressão artística em locais públicos. A definição mais popular sobre o que o grafite, pode ser descrito como uma inscrição feita em uma parede. Esse tipo de arte começou a ser realizada no Brasil no final da década de 1970 em São Paulo.

O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”. O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.

E qual é a composição da grafite? Ela é composta unicamente por átomos de carbono ligados entre si. A fuligem é também composta por carbono (mas não só por ele) e constitui um material altamente sensível, que se dissolve em água.

Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade.

Ainda existe um certo preconceito e o grafite é visto por alguns como vandalismo e poluição visual. Ao mesmo tempo, ele vem ganhando cada vez mais a admiração das pessoas. O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê.

O realismo no graffiti chama a atenção por sua beleza e pela riqueza de detalhes, dando destaque e vida para diferentes espaços, como prédios, muros residenciais, ambientes internos, fachadas de lojas, entre outros.

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.

O que a imagem do grafite mostra? A imagem do grafite mostra um homem de cabeça baixa sentado no chão, segurando uma placa escrito “Welcome to real Brasil”. No chão, perto dele, há pratos vazios. O muro onde ele se apoia é colorido de modo a lembrar a bandeira do Brasil.

Veja os tipos de grafite e o que cada um deles representa.

  • Tag. É a assinatura do "writer" ou grafiteiro. ...
  • Crew. Grupo de grafiteiros que se juntam para realizar trabalhos grandes.
  • Stencil. O stencil é o grafite feito através de um molde. ...
  • 3D. O nome diz muita coisa também. ...
  • Wild Style. ...
  • Personagem ou Boneco. ...
  • Thrown Up. ...
  • Bombing.

As grafites são classificadas pela dureza/maciez e sua pigmentação. Existem 4 tipos: H, F, HB e B. As do tipo H são mais duras e acinzentadas, boas para desenho técnico, e o nível de dureza vai de 1 a 9. O tipo F é mais fino, mais pigmentado e menos duro do que os do tipo H.

Foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O spray, sem sombra de dúvidas, é o principal instrumento de trabalho dos grafiteiros, utilizado para dar forma, movimentos, cores e traços às obras. O grafite com tinta spray é muito popular porque o produto possui características essenciais para esse tipo de arte.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes.

“Por meio do grafite, estudantes e comunidade escolar podem dialogar com a cidade, expressar ideias, sentimentos e pensamentos, um ganho para a educação que prioriza a formação integral dos nossos jovens”, afirma a Professora Roseli Ventrella, da equipe de Arte da Secretaria Estadual da Educação.

A palavra grafite vem do italiano graffito, que quer dizer em latim e italiano “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.

Criado em Nova York nos anos de 1970, o grafite chegou ao Brasil no final da mesma década juntamente com o surgimento do hip-hop. Muito forte em nosso país, a cultura do grafite brasileira é reconhecida mundialmente como uma das mais ricas manifestações de rua.

Pontos positivos: reflexão/denúncia social, expressão das minorias e embelezamento do espaço de intervenção; Pontos negativos: dano à propriedade público ou privada (em alguns casos), poluição visual e prejuízo econômico.