O que se entende por força do lugar?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

A força do lugar é como ela atua na maneira de se vestirem, de falarem, de criar um determinado sentimento e como ele atrai as pessoas com que ele se identificam. O seu conceito flutua entre várias ideias diferentes, por isso é impossível da um conceito específico.

"Lugar", conceito espacial que durante longo tempo foi utilizado pelos geógrafos para expressar o sentido locacional de um determinado sítio. Devido a esta definiçiio foi relegado a um plano secundário em relação a outros conceitos espaciais como paisagem, espaço, e território.

O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados.

Um dos conceitos mais difundidos e explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional”, que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias.

Principais Pensamentos. Milton defendeu uma nova abordagem para o campo da geografia. Na área da geografia crítica e humana, o intelectual aprofundou seus estudos em diversos temas como a cidadania, o território, a demografia, as migrações e a geografia urbana.

Conclui-se que o conceito lugar representa um sustentáculo e meio para a construção da identidade pessoal e familiar. Por outro lado, o não-lugar está mais presente na vida humana e indica os diferentes espaços de vivência rápida, geralmente associados ao trabalho, lazer e turismo.

O lugar é onde existe a afetividade, ou seja, se materializa o seu jeito de ser, a sua cultura e costumes. Exemplo de espaço geográfico (lugar): sua casa e seu quarto. Porém, há também os lugares artificiais como os shoppings, por exemplo. São lugares artificialmente criados para os indivíduos se sentirem bem.

O espaço em que vivemos é muito importante, desde o país, o estado e lógico nossa cidade. Esses espaços ajudam a formar quem somos, o nosso círculo de amizades e os laços afetivos, é o caso do nosso bairro, nossa rua bem como, nossa casa.

Na geografia, o lugar é o conceito utilizado para definir uma realidade. Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar.

O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente. e) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.

Podemos tratar o espaço de vivência como aquele espaço habitável, onde os indivíduos podem viver e se formar. Lugar onde frequenta: moradia, igreja, escola, trabalho; onde você convive com seus amigos e colegas. Ou seja, o espaço de vivencia está diretamente ligado a uma das categorias do espaço geográfico – o lugar.

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem. A paisagem é a parte visível do espaço geográfico, portanto, reúne os elementos naturais e artificiais da superfície terrestre.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

No filme, Milton Santos ressalta as três faces da globalização: A primeira seria o mundo tal como nos fazem vê- lo: a globalização como fábula; a segunda seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e a terceira, o mundo tal como ele pode ser: uma outra globalização.

A teoria de Ratzel afirma que, além do homem ser fruto do meio ambiente e geográfico que vive, o Estado é como um organismo vivo que trabalha para se expandir e defender seu próprio espaço. Assim, as sociedades mais avançadas teriam um espaço maior, conseguindo se expandir com mais velocidade e facilidade.

Espaço para a geografia é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo as relações humanas e suas produções materiais, como os edifícios, as áreas de exploração agrícola e as cidades.

A corrente Crítica teve uma importante contribuição do geógrafo brasileiro Milton Santos, influenciado pelo materialismo histórico, pelo estruturalismo e pelo existencialismo.