O que se entende por espaço e tempo na dança?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O tempo caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); os contrastes (rápido, médio, lento), e o contratempo. O espaço é um local onde o movimento se apresenta como um fluxo contínuo. A dança criativa pode ser praticada como brincadeira, lúdico e diversão. O que é brincar?

O espaço remete ao trajeto feito pelo corpo que vai desde o início ao fim. Nessa classificação são estudadas as direções, isso é: diagonais, cima, baixo, lado, costas e frente. É também avaliado as dimensões, (pequeno, médio e grande), as extensões (perto, médio e distante), bem como os níveis (baixo, médio e alto).

Os elementos formais da Dança, nestas diretrizes, são: movimento corporal: o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço; • espaço: é onde os movimentos acontecem, com utilização total ou parcial do espaço; • tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração).

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Convencional: um espaço convencional de dança é o lugar que foi feito para as apresentações de dança como por exemplo, um teatro. Não convencionais: ruas e outros espaços que a princípio não foram feitos para serem usados para a dança.

Resposta: 1:São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

No caso da dança contemporânea não há um ponto central ou um sentido único ou predominantemente simétrico no espaço. O deslocamento pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Há muitos tipos de dança, como você deve saber. Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.