O que se entende por desigualdade moral e política?

Perguntado por: sramires8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A desigualdade moral/política acontece quando um grupo menor pode desfrutar de privilégios que prejudicam/sobrecarregam os demais. Numa democracia, tal desigualdade não deveria existir.

Resposta: c. Consiste nos privilégios desfrutados por alguns em prejuízo dos demais.

Existem dois tipos de desigualdades: a natural ou física e a desigualdade natural e política. Na primeira parte do Discurso, Rousseau faz a análise do homem no Estado de Natureza a fim de determinar se nele reina a desigualdade e conclui que a sociabilidade não está inscrita na natureza humana original.

Segundo o filósofo suíço Jean Jacques Rousseau, existem dois tipos de desigualdade: a desigualdade natural ou física e a desigualdade moral ou política. A desigualdade moral/política acontece quando um grupo menor pode desfrutar de privilégios que prejudicam/sobrecarregam os demais.

Explicação: Em sociedades muito desiguais, os recursos políticos, em um sentido amplo – tempo livre, escolaridade e acesso a informação, capacidade de absorver os possíveis riscos e custos da participação (eventual demissão ou perseguição, por exemplo) – também são desigualmente distribuídos.

Rousseau, investigando a origem das desigualda- des denuncia uma espécie de naturalização das desigualda- des convencionais. Isto nos permite compreender que as desigualdades convencionais são sempre relativas, ou seja, decorrem de sinais representativos do que é considerado mais estimável12.

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

O homem nasce livre

“O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado” é a frase que tornou o filósofo político genebrino Jean-Jacques Rousseau mundialmente conhecido.

Blog

  1. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  5. Compartilhar informações fidedignas. ...
  6. Contribuir com o acesso à educação.

Em sociedades muito desiguais, os recursos políticos, em um sentido amplo – tempo livre, escolaridade e acesso a informação, capacidade de absorver os possíveis riscos e custos da participação (eventual demissão ou perseguição, por exemplo) – também são desigualmente distribuídos.

Políticas de combate à desigualdade
A tributação progressiva é um componente essencial de uma política fiscal eficaz. Nossos estudos mostram que é possível elevar as alíquotas tributárias marginais no topo da distribuição de renda sem sacrificar o crescimento econômico.

Ao analisarmos essa questão, podemos diferenciar a desigualdade social em quatro grandes pontos: econômico, racial, regional e de gênero. Na visão do filósofo político John Rawls, por exemplo, as desigualdades econômicas podem levar a injustiças que favorecem pessoas ou empresas que detém privilégios.

Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.

Citações sobre desigualdade social para usar na redação
Uma maneira de tornar seu texto muito mais interessante é utilizar citações de pessoas relevantes e influentes da história, mostrando que a preocupação com a desigualdade social é algo amplo e que abrange todos.

Educação, saúde e moradia de má qualidade são algumas das consequências de um país com grande desigualdade social. Afinal, quanto maior a diferença econômica entre as classes, piores serão as condições de vida das pessoas que estão na base da nossa estrutura social.