O que se entende por contaminação cruzada direta?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada “direta”, ao passo que a “indireta” está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.

Essa contaminação pode ocorrer de diversas maneiras, como através do contato com itens infectados e até por meio das mãos de trabalhadores da área da saúde, que podem estar “carregando” uma bactéria sem saber. Além disso, vale destacar que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) acolhem pacientes com casos mais graves.

No caso direto, a contaminação se dá pelo contato dos alimentos com produtos mal higienizados, com a presença de bactérias do tipo salmonela, coliformes fecais etc., ou por vírus transmitidos através da saliva, do ar, alimento de origem animal contaminado (por exemplo, febre aftosa e gripe aviária), além da hepatite B ...

Transmissão de doenças infecciosas – direta por contato
Micro-organismo é transmitido diretamente de pessoa para pessoa: Pele-a-pele, beijo, contato sexual.

As bactérias são responsáveis pela maior parte das infecções associadas aos cuidados da saúde. Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Para facilitar a compreensão do assunto, o post foi dividido em três tópicos principais: Contaminação Biológica; Contaminação Química; Contaminação Física.

Quando falamos de contaminação de alimentos, existem três tipos principais: física, química e biológica.

Normalmente esse tipo de contaminação acontece através pequenas partículas, como por exemplo: fiapos de roupa, tarrachinhas de brinco, maquiagem, asas de insetos, pêlos, lascas de esmalte, etc.

Transmissão indireta - Pelo consumo de água e alimentos contaminados e contato com objetos contaminados, como por exemplo, utensílios de cozinha, acessórios de banheiros, equipamentos hospitalares; Transmissão direta - Pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas e contato de pessoas com animais.

Os Riscos de contaminação cruzada à saúde é definida como a presença de resíduos de um produto diferente daquele de origem. Geralmente ocorre quando diferentes produtos e alimentos são produzidos no mesmo equipamento e utensílio, na produção e até quando o produto é armazenado inadequadamente.

Semmelweis defendia a antissepsia e pregava a lavagem das mãos antes do parto, constatando a gravidade da transmissão cruzada, antes mesmo da descoberta dos microrganismos.

Doenças transmissíveis

  • Coronavírus (Covid-19)
  • Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
  • Poliomielite.
  • Meningite.
  • Tétano neonatal.
  • Difteria.
  • Coqueluche.
  • MDDA.

No caso da contaminação indireta, não temos a transmissão direta de um alimento para o outro, mas, sim, um intermediário que leva esse agente causador de problemas. Esse intermediário é desde a mão do manipulador até uma colher. Por esse motivo, várias cozinhas tem um sistema de cores para suas tábuas.

A transmissão direta é aquela que ocorre de um organismo para o outro, sem necessidade de um veículo para o agente infeccioso. A transmissão direta pode acontecer, por exemplo, por contato físico direto, ou ainda por contato com secreção de outro indivíduo.