O que se entende por ciência hoje?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.

Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.

A ciência às vezes passa despercebida, mas está o tempo todo presente no cotidiano: ao acordarmos, no momento da refeição, no banho e até mesmo quando fazemos compras. A ciência é feita em laboratórios e centros de pesquisa, mas surge, principalmente, da curiosidade humana com o funcionamento das coisas.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.

Geral: busca-se a unidade nos fatos, permitindo elaborar leis e teorias que descrevam situações gerais. Explicativa: deve explicar fatos e responder perguntas (deve ser útil). Preditiva: possibilita previsões, confere previsibilidade, pois que busca compreender “leis” do funcionamento das coisas.

Os conceitos científicos são os procedimentos acadêmicos e estudos teóricos ou práticos para a construção do conhecimento, e os espontâneos ou cotidianos são aqueles sem comprovação científica ou seja criados a partir da vivência.

1) Classificação da Ciência
A palavra ciência deriva do latim “scientia” e significa “conhecimento”. A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas.

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".

Conhecimento: 1 gnose, conhecimento, cultura, erudição, informação, instrução, sabedoria, saber, sapiência, tecnologia.

São exemplos a matemática, a química, a física. Já as ciências biológicas envolvem a aplicação da biologia para o estudo de organismos vivos (espécies, reprodução, sistemas, saúde, etc.). Envolvem toda espécie de organismos vivos, independente de seu reino, filo, classe, ordem, família, gênero ou espécie.

O conhecimento científico nos permite resolver problemas, tomar decisões e desenvolver novas aplicações de tecnologias, proporcionando uma maior independência aos países, em âmbito mundial. A ciência também é fundamental para a educação. Aliás, ciência e educação estão intrinsecamente associadas em seu cerne.

Além de fornecer a perspectiva, a área de conhecimento da Ciência da Religião favorece as práticas do respeito, do diálogo e do ecumenismo entre as religiões. Contribui, desse modo, com uma educação de caráter transconfessional que poderá incidir na formação integral do ser humano.

Indagar, questionar e refletir. Afirmar, negar e construir o novo. Conhecer, entender e ampliar a consciência. Esses são os contributos das ditas ciências sociais e humanas para a sociedade.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

O que é Conhecimento Científico? Veja características e exemplos

  • Método Indutivo.
  • Método dedutivo.
  • Método hipotético-dedutivo.
  • Método dialético.
  • Método histórico.
  • Método comparativo.
  • Método estatístico.
  • Método monográfico.