O que se entende por autoestima resposta?

Perguntado por: aconceicao2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Autoestima é o valor que uma pessoa confere a si mesma com base em suas experiências pessoais, suas emoções, comportamentos, crenças e autoimagem que julga importante, sendo que podem ser aspectos negativos ou positivos. É a imagem que cada um tem de si e, por isso, pode afetar o bem-estar.

Embora tenham definições parecidas, a autoestima é a percepção de valor que uma pessoa tem sobre si própria. Por outro lado, a autoconfiança é a crença que se tem acerca da realização pessoal de determinada atividade ou feito.

A autoestima é de extrema importância para garantir a qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo. Em síntese, é com a visão que tem de si pode ou não valorizar seus aspectos mais intrínsecos, fortalecer sua saúde mental, física e emocional, impactando na rotina e demais atividades.

E quais são os tipos de autoestima?

  1. 1 – A autoestima baixa. Vamos começar com o subtipo mais comum e que mais é abordado atualmente. ...
  2. 2 – A autoestima alta. Muito se acredita que esse tipo é o melhor e mais recomendado. ...
  3. 3 – A autoestima frágil. ...
  4. 4 – A autoestima boa.

A autoestima é a estima que a pessoa tem por ela mesma', explica o professor. Ele destaca, ainda, a regra para o não uso do hífen.

O professor Pasquale esclarece que quando alguém diz que tem baixa autoestima, o sentimento que o indivíduo tem em relação a si mesmo é baixa. Caso contrário, ele pode ter alta autoestima, ou seja, reconhecer que tem um grande valor.

A autoestima cria-se em um processo de comparação que envolve valores e discrepâncias. O nível de autoestima das pessoas relaciona-se com a percepção de si mesmo em comparação com os valores pessoais. Estes valores fundamentais foram desenvolvidos através do processo de socialização.

O que é autoestima? A autoestima é uma avaliação que um indivíduo faz de si mesmo, podendo ser positiva ou negativa. No contexto do trabalho, a autoestima é uma das principais necessidades dos trabalhadores de acordo com a pirâmide de Maslow, esquema que define a hierarquia das necessidades dos trabalhadores.

Mais do que estar satisfeito com a imagem física, a autoestima tem relação com entender a si próprio, conhecer os seus pontos fortes e ser seguro de si. Dessa forma, ela é fundamental para todos os aspectos da vida de uma pessoa: nos relacionamentos, saúde e, também, na vida profissional!

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.

Em um estudo recente realizado pela International Society of Hair Restoration, o cabelo foi apontado como o atributo físico que mais afeta a autoestima, ficando à frente do peso, da má aparência e ortodontia estética.

Entre os benefícios da autoestima estão a melhora das relações pessoais e profissionais, mais cuidado com a saúde, produtividade em alta e maior qualidade de vida. Não é à toa que quem é feliz consigo mesmo é mais resistente a doenças e se recupera mais rápido quando tem algum problema físico ou emocional.

A autoestima feminina faz parte de um processo de construção diário, onde devemos investir em nossa saúde física, saúde emocional, autocuidado e exercitar a compaixão e confiança. É possível aprender a valorizar todas as nossas qualidades sem gerar cobranças excessivas.

Outros dois termos que são muitas vezes usados como sinônimos de autoestima:autoconfiança e autoaceitação.

A autoestima relaciona-se com o quanto você conhece seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, e também o quanto mantém a prática do seu autoconhecimento diário. Ela tem a ver com o seu foco no presente, nas suas decisões e nas interpretações da vida, evento a evento, hora a hora do seu dia.

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

  1. Se coloque em primeiro lugar. Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)

Geralmente apresenta sintomas depressivos, não se permite errar, se cobra muito e tem uma enorme obrigação de aprovação e reconhecimento social. A autoestima se desenvolve a partir da autoimagem, que começa a ser formada desde o nascimento e se estende até o final da vida, pois é sempre possível modificá-la.

Autoestima é a imagem e a opinião que cada um tem de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, da autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós. Além disso, a autoestima é definida a partir das experiências passadas, influencia os comportamentos atuais e determina como serão aqueles futuros.