O que se entende por amor cortês e vassalagem amorosa?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

[Literatura] Tipo de amor que, na Literatura Medieval, ocorria entre uma mulher, casada com o senhor da corte, e um cavaleiro, vassalo da mesma corte, em que ele idealiza a dama como um ser superior, inalcançável e quase divino, caracterizando uma relação de vassalagem amorosa.

O casamento ia se construindo como o pilar da estabilidade social, servindo para a procriação e para a união de riquezas. Nesse mesmo período, surgiu a tradição do amor cortês na Europa. O amante era um trovador, e sua amada era uma mulher casada com o senhor de alguma família distinta.

A vassalagem amorosa é muito comum nas cantigas medievais de amor. Ela ocorre quando o eu lírico manifesta devoção e submissão à pessoa amada, implorando por amor e atenção.

1. Que usa de cortesia (ex.: pessoa muito cortês). 2. Próprio de pessoa bem-educada e gentil (ex.: atitude descortês; comportamento cortês).

adjetivo Que demonstra cortesia; que se expressa com gentileza; que se comporta de modo frágil; que é gentil; educado: professor cortês.

Vassalagem amorosa- ocorre quando o " eu lírico " manifesta devoção e submissão à pessoa amada, implorando por amor e atenção. Amor cortês- é o servilismo do apaixonado em relação a pessoa amada.

As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa do singular (eu). Nelas, o eu poético, ou seja, o sujeito fictício que dá voz à poesia, declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o formalismo do ambiente palaciano. É por este motivo que ele se dirige a ela, chamando-a de senhora.

Quais características do amor cortês você identificou nessa breve narrativa? O amor cortés narrado nessa história é impossível e idealizado, sustentado pelo enamorado a despeito de todas as barreiras que se interpunham entre ele e sua amada.

Gaston Paris

A expressão "amor cortês" foi popularizada por Gaston Paris em 1883, e desde então tem caído sob uma ampla variedade de definições e usos, sendo mesmo descartado como uma ficção romântica do século XIX.

Por isso, o romance de cavalaria mantém elementos comuns dos ideais e códigos de conduta vindos do amor cortês, como a valorização da mulher amada e a separação de desejo e agressividade, valorizando o amor como relação bela e virtuosa.

Cantigas do Trovadorismo

  • 1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ...
  • 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ...
  • 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ...
  • 4 - Cantigas de maldizer.

Vassalagem é um sistema social e econômico, que foi usado principalmente na Idade Média, onde um indivíduo denominado vassalo, oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

1 amável, afável, aprazível, bom, atento, amistoso, atencioso, educado, fino, bonito, agradável, airoso, bem-criado, bem-educado, civil, civilizado, cordial, correto, cortesão, deferente, delicado, distinto, gentil, lhano, obsequioso, polido, refinado, respeitador, respeitoso, reverente, simpático, sociável, ...

Sobrenome ibérico derivado de uma alcunha, com origem no latim cohors ou cohortis, “local de acampamento de tropas (as coortes romanas)”, mais tarde associado a hortus, “celeiro”, “curral” ou “espaço usado para recolher animais”.

“Cortesia” e “cortês”, aquele que a usa, vêm da noção de que as pessoas que frequentavam a corte deveriam mostrar boas maneiras e respeito aos outros. Tanto que o sobrenome inglês CURTIS deriva daí.

Ser cortês e obediente – Serei bondoso com os outros, refletindo o amor de Jesus em todos os meus relacionamentos. Andar com reverência na casa de Deus – Em todos os momentos devocionais serei reverente para obter os benefícios de estar na presença especial de Deus.

Corte no contexto das monarquias é o nome que se dá ao lugar onde o rei reside, seja permanentemente ou de passagem, assim como às pessoas da casa real e às que as acompanham.

1. Que crê facilmente, por simplicidade ou ignorância (ex.: pessoa crédula). 2. Que denota crenças ingénuas ou pouco razoáveis (ex.: inocência crédula).

A relação de vassalagem era uma das relações hierárquicas mais comuns no mundo feudal. Consistia na oportunidade que algumas pessoas tinham de ter acesso às terras (o bem mais valioso da época). Por outro lado, os suseranos (donos originais das propriedades) concediam porções de terras em troca de fidelidade.

É o eixo condutor das cantigas de amor e das cantigas de amigo. É comum o tema da coita (coyta), palavra que designa a dor do amor, do trovador apaixonado que sente no corpo a não realização amorosa.