O que se entende como precarização do trabalho resposta?

Perguntado por: alessa8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.

substantivo feminino Processo que torna algo precário, diminuindo sua qualidade e eficiência; ação de tornar precário, ineficiente, inseguro.

As tipologias da precarização do trabalho encontradas foram expressas por contratações inseguras e temporárias, sobrecarga de trabalho das enfermeiras, condições de trabalho precárias, gestão de contratos via organizações sociais, convívio com o medo do desemprego, perda de direitos trabalhistas e atrasos salariais, ...

O Brasil continua com altas taxas de desemprego, tivemos uma leve geração de emprego em 2021 e agora em 2022, mas um estudo da LCA Consultores mostra um aumento na precarização do trabalho.

O crescimento do desemprego é o fator principal que leva as pessoas ao setor informal no mundo do trabalho. Nos últimos anos, houve grande incremento no país de atividades como prestação de serviços, vendas, serviços de entrega, entre outras.

A precarização do trabalho significa o emprego cada vez mais acelerado de velhas e novas formas de extração de mais valia absoluta e relativa, tais como a extensão da jornada de trabalho, a flexibilização dos contratos, a terceirização, dentre outras.

O importante é avaliar se ela realmente respeita e cuida dos seus empregados, prestadores de serviços, fornecedores etc., seja no dia a dia de trabalho, seja no momento das demissões e até depois. Nesse sentido, respeitar as normas trabalhistas é o mínimo que se espera!

Em 2020, a pandemia da covid-19 escancarou a vulnerabilidade e precariedade do mercado de trabalho, tanto pelo aumento da informalidade quanto do desemprego e desalento. Aos que puderam se isolar, o home office se tornou realidade que, na prática, transferiu os custos do trabalho aos trabalhadores.

Barreto (2003) concebe a precarização do trabalho como resultado da expansão das atividades capitalistas decorrente da crise do fordismo e do Estado de bem-estar social a partir dos anos 1970.

Ou seja: trabalhador informal é aquele que exerce sua atividade sem carteira assinada ou, no caso de autônomos, sem um CNPJ (o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

É conhecido como trabalho informal aquele tipo de atividade econômica em que o trabalhador não faz suas contribuições para a Previdência nem declara sua renda para a Receita Federal, nem tem nenhum tipo de contrato com quem faz os pagamentos pela atividade.

Há também evidências de impactos na saúde dos profissionais terceirizados, caracterizados por doenças relacionadas ao trabalho, riscos de acidentes, falta de suporte à saúde e à segurança bem como adoecimento psíquico e esvaziamento do sentido do trabalho.

“Para milhões de pessoas comuns, é cada vez mais difícil construir uma vida melhor por meio do trabalho." O relatório mostra que o descompasso entre a oferta e a demanda de trabalho se estende para além do desemprego, chegando a uma subutilização mais ampla da mão de obra.

É crime ser trabalhador informal? Se você acha que ser um trabalhador informal é crime está muito enganado, não há problema nenhum nisso. Além disso, qualquer pessoa pode ter um trabalho informal. Porém, é importante lembrar que, muitas vezes, você pode não ter direitos e benefícios sociais e trabalhistas.