O que se enquadra no comércio varejista?

Perguntado por: oparaiso7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Lojas de rua especializadas, como boutiques de moda, lojas de eletrônicos, lojas de brinquedos e lojas de móveis. Lojas online, como Amazon ou Mercado Livre, que vendem produtos através da internet. Venda ambulante e feiras de artesanato também são exemplos de comércio varejista.

Empresas varejistas
É neste tipo de empresa que o consumidor final encontra o que precisa para o seu dia a dia. É a farmácia ou o supermercado localizados próximos à sua casa, ou o shopping aonde você compra itens para o seu vestuário, para a sua casa ou escritório, por exemplo.

Varejo consiste na venda de produtos ou serviços em pequenas quantidades, diferente do que acontece na venda por atacado. Essa modalidade de venda é considerada direta por já atender o comprador final sem ajuda de intermediários.

Como funciona o varejo
Ao contrário do comércio atacadista, as vendas no varejo acontecem em pequenas quantidades de produtos. Por este motivo, o varejo é mais comum na vida das pessoas. Normalmente, os varejistas compram os produtos no comércio atacado, para então venderem a preços mais altos para os clientes.

O comércio se refere à compra e venda de bens e serviços entre empresas ou pessoas, envolvendo um valor monetário.

Atende aos potenciais clientes usando técnicas de vendas e de negociação para conduzi-los até o fechamento da venda. Faz atendimentos nos contextos de pós-vendas para auxiliar com a fidelização. Presta consultoria sobre o produto ou serviço, tirando dúvidas, fazendo demonstrações e distribuindo amostras.

Para encontrar o(s) código(s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado(s) ao objetivo social de sua empresa ou establecimento, acesse a Consulta CNAE do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Uma das formas de consultar o tipo de uma empresa é por meio do “Código e Descrição da Natureza Jurídica” (informação disponibilizada no Cartão CNPJ). Além disso, o documento de registro da empresa também é instrumento que pode ser utilizado como consulta.

Quais são os principais setores de uma empresa?

  • Administrativo. É o setor da empresa responsável pelo planejamento estratégico, gestão, atribuição de tarefas, coordenação, análise de dados e supervisão dos outros setores. ...
  • Financeiro. ...
  • Recursos humanos. ...
  • Setor comercial. ...
  • Setor operacional.

O varejo alimentar (super, hiper, mercado, mini, conveniência, hortifrutis, entre outros) a cada dia aprofunda o seu conhecimento sobre o consumidor usando a tecnologia para acelerar movimentos estratégicos ligados ao desenvolvimento de produtos em marca própria, reconfiguração de lojas, precificação e potencialização ...

O comércio varejista (ou varejo) é a modalidade de venda que atende diretamente o consumidor final, e a forma mais comum de venda utilizada no cotidiano de lojas e mercados. No varejo, os produtos são vendidos em unidades ou em pequenas quantidades, de acordo com a necessidade exata do consumidor.

Assim, o atacarejo surge com a proposta de ter dois valores: aquele para o atacado (ou seja, quando você faz compras em maior volume) e o para o varejo (quando as compras são feitas em volume menor). Mas vamos entender melhor a seguir como isso acontece.

Enquanto o Varejo está relacionado à compra e venda de produtos em pequenas unidades a um consumidor final, o Atacado busca essa comercialização em grande escala com empresas e revendedores.

Independente. Essa forma de comércio, também conhecida como comércio familiar, é composta por pequenas empresas com um número reduzido de funcionários, em sua maioria familiares. As empresas independentes são muito populares nos centros urbanos, principalmente nas periferias.

Comerciante é o empreendedor que tem um comércio. São, portanto, os donos de lojas e estabelecimentos comerciais no geral. Já o comerciário é a pessoa que trabalha no comércio, seja como vendedor, caixa, promotor, estoquista ou gerente.