O que se enquadra em furto?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Por exemplo, alguém entra em sua casa ou prédio, e leva sua bicicleta; isso é um furto. Não houve ameaças e a pessoa subtraiu a bike sem que você estivesse com ela, enquanto pedala ou parado. Classificado como um crime comum, ele se caracteriza quando um indivíduo se apodera de um bem material de uma vítima.

A principal diferença entre furto e roubo é o uso de violência. No furto, os itens são levados sem qualquer tipo de agressão ou hostilidade. Já quando ocorre ameaça, ataque ou intimidação é caracterizado o roubo. Vale lembrar, entretanto, que nem toda violência é física.

Nada é quebrado, nenhum obstáculo é rompido. A pena nesses casos consiste em reclusão, de um a quatro anos, e multa. O furto simples diferencia-se do roubo por não haver nenhum tipo de ameaça e do furto qualificado por não haver nenhum rompimento de obstáculo para a subtração.

Para a coisa ser considerada alheia, deve necessariamente ter um dono. Aquelas coisas que nunca tiveram dono (res nullius), não podem ser objeto de furto, como por exemplo, os peixes presentes em águas públicas.

Reúna todas as informações relevantes: É importante que você reúna todas as informações relevantes para o seu caso, incluindo evidências que possam comprovar a sua inocência. Se você tem testemunhas que possam confirmar sua versão dos fatos, certifique-se de que elas estejam disponíveis e dispostas a testemunhar.

Para a caracterização do furto privilegiado, coisa de pequeno valor, no entendimento majoritário, é aquela que não ultrapassa um salário mínimo. A coisa de valor insignificante, por sua vez, deve ser inexpressiva.

Pequeno furto x furto famélico
Considera-se furto por necessidade quando o autor do crime está em situação de pobreza ou extrema pobreza e quando o item furtado tem o objetivo de saciar sua fome ou necessidade básica imediata sua ou de sua família.

Crime consistente em subtrair o condômino, coerdeiro ou sócio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detém, a coisa comum. Não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não exceda a cota a que tem direito o agente.

A tentativa é perfeitamente possível. Estará configurada quando o agente, iniciada a execução da subtração, não obtém êxito na empreitada por circunstâncias alheias à sua vontade (art. 14, II, do Código Penal).

ROUBO SIMPLES Roubar é a ação de constranger a vítima por meio de agressão ou da ameaça para facilitar a subtração de coisa móvel, com o fim de deter a sua posse definitiva.... simples....

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. § 1º - Somente se procede mediante representação. § 2º - Não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a que tem direito o agente. Basicamente no caso de furto simples que é o seu caso a pena é de 1 a 4 anos.

Com a mudança, a pena de furto nessas situações passará a reclusão de 2 a 8 anos e multa, o dobro da prevista para furto simples (reclusão de 1 a 4 anos e multa). Já a pena de roubo, atualmente com reclusão de 4 a 10 anos e multa, será aumentada em 2/3.

Na legislação em vigor o furto é crime de ação penal pública incondicionada.