O que se encontra na zona urbana?

Perguntado por: rsantos3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Prestação de serviços – bancos, supermercados, cartórios, hospitais, escolas, espaços de lazer, prefeitura. Pessoas trabalhando predominantemente nas indústrias, empresas públicas e privadas. Concentração de pessoas nos vários espaços.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.

São exemplos desta modalidade os serviços de transporte coletivo, fornecimento de energia elétrica, distribuição de água, coleta de lixo, gás, telefone e vários outros.

Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.

A Secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela iluminação municipal e também tem a função de elaborar, coordenar e executar atos de conservação e manutenção de vias vicinais e de vias públicas.

Corrêa (1989) afirma que as funções urbanas referem-se a atividades que são tipicamente realizadas na cidade, como o comércio, serviços educacionais ou bancários.

Pressupõe uma estrutura de ruas, praças ou formas de escalas inferiores. Corresponde numa cidade aos bairros, às partes homogêneas identificáveis, e pode englobar a totalidade da vila, aldeia, ou da própria cidade (LAMAS, 1993, p. 74).

Resposta: Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho. Ex.: Múltiplas, Industrial, Portuária, Turística, Religiosas, Política-administrativa, etc..

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

A definição da população segundo a situação urbana e rural para os municípios paulistas é a existente no Censo Demográfico de 2010, do IBGE. População urbana é a população residente dentro dos limites urbanos dos municípios e a população rural é a população residente fora dos limites urbanos dos municípios.

A fauna é mais diversificada, incluindo animais silvestres e domesticados. Em geral, a aglomeração de pessoas é menor, assim como a interferência humana na paisagem. Na paisagem urbana, por outro lado, destacam-se os prédios, o trânsito de veículos automotores e a concentração de pessoas.

O processo de urbanização no território brasileiro iniciou-se, de maneira mais concreta, a partir do final do século XIX, com o início gradativo da industrialização no país. No entanto, foi após os anos 1930 que a presença das indústrias tornou-se mais intensiva e a urbanização começou a intensificar-se.

Resposta. café,milho,banana,algodão,mel,uva,trigo,maça,laranja,cana-de-açucar,morangos,madeira,coco etc...

Os agentes produtores do espaço urbano, como o Estado, os promotores imobiliários, proprietários fundiários e agentes socialmente excluídos, assumem papel de destaque na concretização da expansão das cidades.

Principais conceitos
Meio urbano ou espaço urbano é definido como a área formada por um grupo populacional com habitações justapostas, como áreas residenciais (casas e edifícios) e industriais, com atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.