O que se encontra em cima da crosta terrestre?

Perguntado por: nxavier5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A crosta terrestre é fragmentada por meio de grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que estão sobrepostas à camada imediatamente inferior, de característica pastosa, chamada de manto. Essas placas se movimentam, por meio da astenosfera, originando eventos geológicos diversos como os terremotos.

O manto terrestre é formado por minerais e rochas como o magnésio e o silício. Essas substâncias, na parte superior, estão no estado pastoso. Assim, tem como função a movimentação das placas tectônicas e a elevação do magma até a superfície da Terra.

Sabe-se que o núcleo interno é uma esfera de ferro e níquel com um raio de 1.221 quilômetros. Sua temperatura de 5.400°C é quase tão alta quanto a do Sol (5.700°C). Mas está a uma profundidade tal que se mantém como uma esfera sólida de metal.

As placas tectônicas são porções da camada externa da estrutura terrestre chamada de litosfera, onde estão localizados os continentes e oceanos. Essas placas tectônicas movem-se sobre a camada inferior mais fluida, chamada de astenosfera.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

Ocupando mais de 70% da superfície do planeta Terra, os oceanos possuem uma grande importância ecológica, climática e até econômica. Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta.

Quais as camadas da Terra?

  • Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
  • Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
  • Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções: Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.

Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.

Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser divi- dida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e Page 3 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.

O Manto é a camada mais extensa da Terra, localizado abaixo da Crosta Terrestre. Essa camada é formada por diferentes tipos de rocha, como silício e magnésio, que permanecem em estado pastoso, quase líquido devido ao calor emanado pelo Núcleo.

O planeta contém elementos radioativos que decaem constantemente, isto é, desintegram-se, perdendo partículas, o que gera calor. “Isso mantém o núcleo aquecido.” Serão necessários bilhões de anos até toda a sua radioatividade se dissipar.

Além disso, o núcleo da Terra mantém-se quente graças a duas fontes de “combustível” distintas. Por um lado, a energia deixada pela formação do planeta. Por outro lado, a energia nuclear que existe devido à decomposição radioativa natural.

Segundo os cientistas, a rotação do núcleo interno segue um padrão diferente do da superfície porque é regido por duas forças. Enquanto o campo magnético incentiva uma rotação contrária ao sentido de rotação geral do planeta, a força da gravidade da massa de toda a Terra impulsiona o núcleo interno no outro sentido.

Características da falha de San Andreas
A falha de San Andreas é uma gigantesca falha tectônica formada por meio de movimentos tectônicos entre as placas Norte-Americana e Pacífico. Ela possui cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão e cobre uma porção espacial abrangente ao longo de parte da costa oeste estadunidense.

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).

Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.

São elas: Crosta Terrestre ou Litosfera, Astenosfera, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Interno.

Conheça as principais camadas da Terra. As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno). Esse tema é abordado no Enem tradicionalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma vez que é um dos assuntos vistos em Geografia.

O núcleo terrestre é a camada mais interna da Terra. Formado por níquel e ferro, divide-se entre o núcleo externo, que é líquido, e o núcleo interno, que se encontra no estado sólido. Com espessura de 3480 km, as temperaturas no núcleo terrestre chegam a 5000 °C.

A superfície terrestre é resultante da interposição entre três camadas, a litosfera (porção sólida), a atmosfera (porção gasosa) e a hidrosfera (porção líquida).