O que se diz na hora do batismo?

Perguntado por: dlessa8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Nesse momento de uso de água e óleo, o padre pronuncia as preces de batismo que consistem nos seguintes dizeres: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Parabéns pelo seu batizado! Na pureza do sacramento mais nobre que é o batismo eu me tornarei filho de Deus para sempre. Hoje você recebe o sacramento do batismo e em paz se inicia sua caminhada ao lado de Deus! Se batizar é mostrar ao mundo que Jesus venceu e que as trevas não possuem mais poder sobre você.

– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 'Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

Os símbolos do Batismo

  • A água da imersão.
  • O crisma.
  • O óleo dos catecúmenos.
  • A luz da vela.
  • A veste branca.

A vela para batizado pode ser considerada uma lembrancinha após o batizado sim, e a mamãe pode deixar a vela com a madrinha, se assim desejar. Mas isso também não é uma regra, e não há problema nenhum caso a mamãe queira guardar a vela como lembrança.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Então mandou parar a carruagem, os dois desceram até a água e Filipe o batizou.

Pelo batismo recebi a luz de Cristo e esta me guiará eternamente. O meu batismo será o elo firmado com Deus para todo o sempre. Senhor, abra os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Se eu chorar um pouquinho vocês não vão reparar, pois é com água gelada que Papai do Céu vai me abençoar.

Nesse passo, foque em:

  1. Esclarecer as dúvidas que surgirem;
  2. Conhecer cada um dos batizandos e mostrar a eles sua alegria pela decisão;
  3. Promover integração entre as pessoas e fazê-las sentirem-se acolhidas;
  4. Apontar aos inscritos os principais pontos do batismo, sua contextualização na Bíblia e suas implicações.

Preparativos Para o Batismo
Primeiramente é necessário definir a data e o horário do batizado do bebê e qual a igreja a se realizar a cerimônia. Se fará uma festinha depois do batismo e então pensar nos convidados, lembrancinhas, na roupa que o bebê vai vestir e no principal, quem serão os padrinhos.

Na tradição católica, o batismo é o ritual de iniciação cristã e, geralmente, é realizado em crianças. Neste caso, os pais e padrinhos assumem a responsabilidade de criar e educar os filhos de acordo com os preceitos da igreja.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

O principal exemplo é a chamada "madrinha de batismo", ou seja, uma mulher que acompanha a criança no ritual de batismo, comprometendo-se a assistir e ajudar na educação de seu afilhado, como se fosse uma "segunda imagem materna" da criança.

Quando nenhum dos pais é católico
Para isso, um membro da família que seja católico batizado, com total consenso dos pais, pode pedir o batismo para aquela criança. Esse é o caso quando avós, tios e outros parentes declaram que a criança será educada na fé católica e solicitam o sacramento.

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).