O que se deve ter em um plano de aula?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

O plano de aula é uma ferramenta usada pelo professor para conseguir organizar o conteúdo que deseja passar a seus alunos. Dentro do plano de aula também entra o método de avaliação que será usado ao fim da matéria. É interessante pontuar que o conteúdo não precisa ser dado em uma única aula especificamente.

Os elementos mais importantes de um plano de aula

  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

No plano de aula deve conter os itens discriminados, EXCETO: As metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem O número de indivíduos do seu ...

As principais partes de um plano estratégico padrão incluem o seguinte:

  • 1 1. Missão, visão e aspirações.
  • 2 2. Valores fundamentais.
  • 3 3. Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • 4 4. Objetivos, estratégias e táticas operacionais.
  • 5 5. Medições e fluxos de financiamento.

As funções desse tipo de planejamento são baseadas em três pilares:

  • Planejamento — determina quais produtos serão produzidos e quando;
  • Programação — define os recursos que serão utilizados do início ao fim do fluxo de produção;
  • Controle — realiza o monitoramento para corrigir possíveis desvios e/ou erros identificados.

Os objetivos do plano deverão abranger as metas que o educar deseja alcançar, prever as possíveis experiências de aprendizagem do educando à partir das experiências anteriores e ainda promover, sempre que possível, a integração do estudo com a comunidade e a realidade.

As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

Ou seja, competências. Os objetivos de atitudes são aqueles que visam comportamentos que indiquem valoração, importância e crença. Ou seja, habilidades. Por exemplo valorizar a busca de informações, a curiosidade científica, a integração de conhecimentos, a capacidade crítica, etc.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

São eles: ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina. Deve apresentar uma sequência coerente e os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem.