O que se deve fazer antes de caminhar?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Aquecimento

  1. Segurar um dos pés de encontro ao bumbum, alongando a parte anterior da coxa.
  2. Levar o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
  3. Estender os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas.

A nutricionista Letícia Mazepa, que faz parte do Conselho de Nutricionistas do Paraná, explica que antes da caminhada é preciso fazer uma refeição ou lanche que contenha fontes de carboidratos, pois esse nutriente será uma importante fonte de energia ao longo do exercício.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino. De acordo com o nutricionista Roni, a banana é uma das mais indicadas nesse caso.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse. Assim, fazer alguma atividade nesse horário pode ser o segredo para terminar o seu dia bem e relaxado.

50 minutos

O tempo ideal de caminhada para iniciantes costuma ser entre 30 e 50 minutos por dia. A ideia é que, no futuro, essa pessoa consiga realizar a atividade por pelo menos uma hora sem problemas. Vá aos poucos e preste bastante atenção ao que o seu corpo diz.

No fim do dia de caminhada, é importante ingerir bastante água e líquidos ricos em carboidratos para ajudar na reidratação, como sucos e vitaminas. Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular.

Uma bebida isotónica é neste caso ideal para responder às necessidades associadas ao esforço. Deves evitar bebidas gaseificadas e bebidas energizantes, demasiado açucaradas pois aceleram a desidratação.

Se for caminhar ao ar livre, adote um ritmo confortável, que não impeça você de conversar normalmente e não aumente muito a transpiração.

Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.

É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia.

Além disso, “o café no pré-treino também aumenta a liberação de endorfinas, que estimulam as sensações de bem-estar e conforto durante a atividade física”, explica a nutricionista Débora Fernanda Basso, da rede Acesso Saúde.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Caminhada de manhã
Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

Exercitar-se promove a liberação de substâncias relaxantes no organismo, o que facilita a indução do sono. Ao mesmo tempo, porém, depois da prática dos exercícios, o corpo pode levar duas horas para retomar a temperatura e ritmos normais. Dormir com o organismo quente ainda diminui a eficiência do sono.

Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.000 calorias em uma semana alternando três dias de caminhada com dois dias do seguinte plano: 10 min.

"É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí.