O que se deve evitar quando se tem labirintite?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 26 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

Açúcar, chocolate, sorvete, biscoitos recheados, pães, tortas, bolos, sal, café, refrigerantes, chás, chimarrão, hambúrguer, salgadinhos fritos e bebidas alcoólicas não são uma boa opção. Outro alimento a ser evitado é sopa industrializada, por conta do alto teor de sal.

Alimentos e dicas que ajudam na labirintite
Confira alguns deles: Verduras verdes escuras como brócolis, escarola, chicória, couve; Alimentos antioxidantes como gengibre, acerola, limão, laranja; Alimentos ricos em ômega 3 como semente de linhaça, chia, atum, sardinha e salmão.

- Abacate; - Alimentos integrais, como o arroz, macarrão e biscoito.

Alimentos ricos em sódio: Uma ingestão excessiva de sódio pode causar retenção de água e aumentar a pressão arterial, levando à tontura em algumas pessoas. É recomendável reduzir o consumo de alimentos processados, enlatados e salgados.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

Ginkgo biloba, erva-doce, vinagre de maçã, cravo-da-índia e alecrim (geralmente preparados em chás) são ingredientes conhecidos popularmente como opções de remédio natural para a Labirintite, mas é preciso esclarecer, porém, que esses tratamentos caseiros não têm comprovação científica e o uso indiscriminado de algumas ...

uma recomendação geral para toda a população. com mais frequência ovos cozidos em vez de fritos.

É muito importante tomar bastante líquido, para evitar desidratação. Outras dicas importantes são: Durante uma crise, manter-se deitado em uma posição confortável (de lado geralmente é melhor) Evitar chocolate, café e álcool.

Chá para labirintite: erva doce, cravo-da-índia e alecrim.

Assim, como consequência da inflamação do labirinto, é comum que surjam sintoma como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

Nesse caso, é importante se deitar imediatamente e ficar em uma posição com maior conforto, deitado de lado preferencialmente, para o caso de sofrer com enjoo.

Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias. Tontura sempre é sinal de labirintite? Não. A tontura é um dos sinais clássicos da labirintite, mas também é um sintoma comum de diversas doenças.

Limão: A vitamina C dessa fruta estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater doenças. Vários outros nutrientes no limão também podem torná-lo naturalmente energizante.

De maneira geral, em caso de tonturas e fraquezas leves – principalmente quando uma pessoa já possui a tendência a sentir isso já há muito tempo – , uma dica é tomar um copo de água ou suco de laranja e deitar-se uns instantes.

Em casos assim, podem ser recomendadas mudanças na dieta, como: comer a cada 3 horas (às vezes até antes disso), substituir os carboidratos simples pelos integrais, preferir alimentos de baixo índice glicêmico, evitar açúcar e não quebrar o jejum com doces.

Para funcionar perfeitamente, o labirinto precisa de energia, ou seja, glicose, por isso ficar sem comer por muito tempo pode causar problemas. Alimentos doces, como uma barra de cereal ou uma banana, ou até mesmo açúcar já podem minimizar o efeito da tontura.