O que se deve evitar no atendimento ao cliente?

Perguntado por: omenezes2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Quais são os principais erros no atendimento ao cliente?

  • tratamento inadequado;
  • não fazer pesquisas de satisfação;
  • ter poucos canais de comunicação;
  • não dar atenção ao cliente;
  • não ter métricas de desempenho.

E isso engloba muita coisa: desconhecimento dos produtos/serviços, rapidez nos processos, usar discurso ensaiado (comum na hora da reclamação), falta de efetividade na resolução dos problemas, tratamento frio, pressão para finalizar a compra, ter que ficar repetindo informações para atendentes diferentes, não receber ...

Um mau atendimento nada mais é do que um atendimento que não oferece soluções para o problema do cliente, ou que o trata de forma ríspida, sem nenhum motivo aparente. Um atendimento excelente, em contrapartida, preocupa-se em resolver o problema do cliente de forma rápida, eficiente e empática.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

Sistema CRM
Esse é o significado da sigla em questão. Vale destacar, ainda, que tal processo tem relação estrita com o sucesso na relação com o cliente. Em outras palavras, podemos dizer que o CRM é indispensável para conquistar e fidelizar o consumidor final.

7- Jogo de responsabilidade
Por fim, o sétimo pecado, que nada mais é do que fazer o cliente passar de um funcionário ou departamento para o outro e não resolver absolutamente nada. Muitas empresas usam disto apenas para ganhar tempo ou cansar o cliente para que ele desista de ser atendido.

Diminuir o tempo de espera
Essa é uma das principais dificuldades no atendimento ao cliente das empresas e, com certeza, o fator que mais incomoda um usuário em relação ao atendimento.

Exemplos de mau atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente está ruim quando ele não consegue gerar soluções para os consumidores que entram em contato com a marca, seja para tirar uma dúvida ou resolver um problema durante o último pedido efetuado.

Não retornar ligações
Assim, caso a recepção da empresa prontifique-se a repassar a informação ao colaborador posteriormente e não o fizer, passará uma sensação de irresponsabilidade da empresa perante o cliente. É importante retornar a ligação para esclarecer a dúvida o quanto antes.

O produto da concorrência tem mais funcionalidades que o nosso; O mercado está em crise; A infraestrutura da loja é ruim; Faltam produtos em estoque; O reconhecimento da marca não está bom; Os produtos não estão sendo entregues no prazo; As metas estão discrepantes, precisa-se de mais gerentes; Pós-venda é deficiente ...

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Entre as diversas causas de insatisfação do consumidor existem algumas que se destacam: mau atendimento, falta de comprometimento, erros de comunicação e produtos e serviços com baixa qualidade.

O que é um mau atendimento? Um atendimento que não oferece soluções ágeis para o problema do cliente, ou que o trata de forma ríspida, sem nenhum motivo aparente é um mau atendimento.

A seguir, vamos listar as características de um mau atendimento ao cliente e quais medidas devem ser tomadas ao identificá-las na equipe.

  • Falar mais do que ouvir;
  • Postura grosseira;
  • Longo tempo de espera;
  • Falta de conhecimento sobre o produto/serviço;
  • Postura robotizada;
  • Longo tempo de conclusão do chamado;

Os 7 pecados capitais

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Luxúria significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa. Mais do que tirar dúvidas e atender solicitações, é preciso manter uma relação próxima com os clientes, garantir sua satisfação e antecipar necessidades.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.