O que se deve ensinar primeiro as vogais ou o alfabeto?

Perguntado por: iaguiar9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

Boa parte das crianças começa a reconhecer algumas letras entre os 2 e 3 anos de idade, e consegue identificar a maioria entre os 4 e 5 anos. Isso significa que você pode começar a apresentar o alfabeto ao seu filho quando ele tiver cerca de 2 anos -- mas não espere que ele aprenda tudo em pouco tempo.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Confira a seguir.

  1. Ensine letra por letra. Durante o processo de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham contato com todas as letras. ...
  2. Explore os sons das letras. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Siga a sequência do alfabeto. ...
  5. Use livros infantis. ...
  6. Coloque músicas.

Depois de aprendermos as vogais a e e conseguimos formar novos ditongos. Está a ser muito divertido aprender a … | Ditongo, Atividades letra e, Atividades letra b.

Isso pode ser feito com simples ações cotidianas, como cantar canções com rimas, ler placas na rua, ler em voz alta uma receita, ler a mesma história, apontar letras no ambiente. A imersão em um ambiente rico em literatura prepara as crianças para a alfabetização.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Entre 4 e 6 meses. Neste período, o pequeno já começa a balbuciar as vogais A, E e U.

Idade para alfabetização
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

Reconhecer as letras do alfabeto na lista de nomes da turma. Construir hipóteses de escrita sobre seu o próprio nome e os nomes dos colegas. Escrever uma lista de nomes dos colegas com auxílio do professor. Identificar e reconhecer os nomes e os sons das letras como representação da fala.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

Livros que mostram o alfabeto são uma ótima forma de incentivar o contato com as letras desde muito cedo. As imagens e os estímulos visuais junto ao texto incentivam a criança a associar as letras com as palavras e coisas que ela já conhece.