O que se deve comer quando está com infecção urinária?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Além de tudo, alimentos probióticos, como iogurte e kefir, são recomendados. Afinal, eles possuem bactérias benéficas que podem promover um equilíbrio saudável da flora intestinal e reduzir o risco de infecções.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Chá de Cranberry:
O suco ou chá de cranberry é amplamente recomendado para infecção urinária por conta da sua capacidade de evitar que as bactérias se fixem nas paredes da bexiga e da uretra.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

O que devo evitar comer em caso de infecção urinária?

  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chás e cafés;
  • Açúcares;
  • Carnes processadas e embutidos;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Comidas muito condimentadas ou picantes.

Alimentos ricos em açúcar, cafeína, farinha branca, bem como carnes processadas e bebidas alcoólicas devem ser evitados por quem está com infecção urinária, porque essas substâncias contribuem para as crises da doença.

Não há problema em consumir carne de qualquer espécie.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

A cistite é a forma mais simples da doença e, geralmente, atinge a uretra e a bexiga, podendo ser tratada com antibiótico, receitados por um médico, no período de 3 a 5 dias.

Os sintomas de cistite são:
Presença de sangue na urina; Urina turva com cheiro intenso e desagradável; Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga; Febre até 38ºC.

CRF-RJ

  • 1- Mel, antibiótico natural.
  • 2- O lúpulo da cerveja.
  • 3- Um chá que mata bactérias.
  • 4- Esponjas marinhas.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Durante uma infecção urinária, é recomendado evitar o consumo excessivo de frutas ácidas, como laranjas, limões, morangos e cranberries. Afinal, essas frutas contêm ácido cítrico, que pode irritar a bexiga e o trato urinário e agravar os sintomas da infecção.

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.

Antiespasmódicos e analgésicos
Escopolamina (Buscopan ou Tropinal); Hiosciamina (Tropinal).

Blog. Quem sofre constantemente da incômoda infecção urinária deve tomar cuidado com o que come: pesquisa da McGill University, no Canadá, mostra uma forte evidência que o consumo de frango e a bactéria E. Coli, responsável pelo problema, andem de mãos dadas.

Laranja, limão, limas, toranja, tangerina e abacaxi são frutas ácidas e podem irritar a bexiga. Procure não consumir essas frutas e observe se há uma melhora dos sintomas. Tomates. Os tomates são alimentos ácidos e podem provocar a bexiga.

De acordo com os resultados obtidos, é possível considerar o bicarbonato de sódio, na concentração de 20%, eficaz ao combate de infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, visto que 90% das amostras foram sensíveis, ou seja, houve inibição do crescimento bacteriano.

Incluem vegetais como o brócolis, a couve, a couve-flor, a rúcula, o repolho e outros. Esses vegetais são ricos em vitamina C, E, K, ácido fólico e fibras. Todos esses nutrientes são bons para melhorar a saúde da bexiga, ajudando a reduzir ou prevenir inflamações, infecções ou irritações que atingem o órgão.

Nitrofurantoína. A nitrofurantoína é um agente antibacteriano recomendado no tratamento de infecções de urina agudas e crônicas, presente em farmácias e drogarias de forma acessível e com baixo custo, na apresentação de cápsulas de 100 mg.