O que se deve comer depois de vomitar?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação. Além disso, os chás de camomila, gengibre e de pêssego sem açúcar são ótimos aliados para hidratar o organismo.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Alguns chás, como o chá de gengibre, o chá de hortelã-pimenta ou o chá de funcho, podem ajudar a aliviar a sensação de enjoo ou vômitos, causada por má digestão, dor de estômago, gastrite, úlceras, ou, até mesmo, pela gravidez, pois possuem substâncias com propriedades que ajudam a reduzir os vômitos e as contrações do ...

Depois de vomitar, é essencial tomar bastante água para reidratar o corpo.

Evite cafeína, tabaco e álcool até se sentir melhor.
Bebidas cafeinadas e alcoólicas, e produtos de tabaco podem irritar o estômago e, possivelmente, fazê-lo começar a vomitar novamente. Por precaução, é melhor evitar consumir esses produtos por pelo menos 24 a 48 horas depois de parar de vomitar.

Você pode tentar frutas como a banana e a maçã, que podem ser cozidas ou amassadas. Batata e legumes (como a cenoura, o chuchu e a mandioquinha) assados, cozidos ou em sopas também são indicados.

O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

O vômito é uma das formas do corpo humano mostrar que algo não vai bem em seu funcionamento. É também um mecanismo de defesa, controlado pelo cérebro, que expulsa algo que incomoda o organismo.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

O vômito amarelo ou verde indica, principalmente, a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio, obstrução intestinal, consumo de alimentos ou bebidas amarelas ou verdes, além de também poder acontecer devido à presença de catarro, sendo isso mais comum em crianças com ...

“Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre.

Banana nanica é um ótimo aliado para ajudar a controlar o enjoo, além de ser um alimento com consistência mole, o que torna a digestão mais fácil e reduz a possibilidade de contração do estômago, que pode causar o vômito.

Se conseguir comer, dar alimentos leves, por exemplo, pão e bolachas de água e sal em pequenas quantidades; Dependendo da tolerância, ir progredindo na dieta, preferindo cozidos e grelhados, sem gordura, e evitando lacticínios; Evitar leite, álcool, cafeína e alimentos com gordura ou condimentados.