O que se comia na Pré-História?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.

Cereais como trigo, milho, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados pelos povos antigos.

“Os homens das cavernas dormiam na terra e deitados na pedra, e moravam dentro da caverna. Eles comiam ovos de tudo... Faziam fogueira com pedras e galhos.

Alimentavam-se da caça, da pesca e de frutos disponíveis em árvores e plantas no caminho por onde passavam. Com o passar do tempo, os grupos humanos conseguiram sobreviver às intemperes do ambiente e usufruir do que a natureza oferecia muito além da simples satisfação das necessidades básicas.

Há diversas teorias sobre o início do consumo de carne por hominídeos. A chamada "teoria da savana", por exemplo, afirma que os primeiros australopitecos comiam tanta carne quanto os atuais chimpanzés. Acredita-se que o consumo de carne pelos seres humanos tenha sido iniciado entre 1 milhão e 500 mil anos atrás.

Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.

O que é sabido baseado nos registros da época e nas comidas que aparecem na própria Bíblia, é que a dieta no período era bem parecida com a mediterrânea de hoje. Tinha como base o pão e o vinho, – vide a Santa Ceia – que ainda hoje são simbolicamente representados na Comunhão, momento mais importante da missa.

"De qualquer maneira, o vinho estava presente. Não um vinho importado, mas o vinho de produção local, de baixa qualidade." As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Os primeiros alimentos que os seres humanos aprenderam a plantar foram as raízes: batatas, mandioca e legumes e verduras, tais como tomates, cenouras, etc. Indo mais longe, há 200 mil anos, havia o homem paleolítico.

Pão. O alimento mais antigo do mundo. Os primeiros apareceram na Mesopotâmia há milhares de anos, quando a sedentarização das vidas levou ao cultivo dos cereais. Presente em nossas vidas desde sempre, o que nunca iríamos imaginar é que um fermento de 4,5 mil anos seria útil para assar um delicioso pão hoje.

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa. A mandioca também é moída e misturada com migalhas de pão, dando origem a farinha de rosca.

A maioria não passava dos 25 anos, mas alguns chegavam aos 60."

Homem pré-histórico dormia 6,5 horas por noite, segundo estudo - Estadão.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Mais de 70% do total de ossos animais identificados pertencia a espécies de macacos e esquilos. Faziam parte do menu, também, lontras, peixes, répteis e pássaros. Animais de médio e grande porte, como alces, porcos e búfalos somam menos de 4% do total.

Os protagonistas indiscutíveis da dieta medieval eram os cereais. Pães, aveia, polenta e macarrão eram os elementos básicos desse tipo de dieta. Os cereais preparados com legumes, enquanto a carne, por ser mais cara, era prerrogativa dos nobres.

Continuar lendo O que o megalodon comia?