O que se comemora no Dia 8 de maio?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Dia 08 de maio comemora-se o Dia Nacional do Turismo.

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data instituída há 30 anos pela Organização das Nações Unidas – ONU com o intuito de conscientizar a população do planeta sobre a importância desse recurso natural imprescindível, para que seja utilizada de maneira sustentável, a fim de que ele jamais venha a faltar.

"Tenho a impressão de que a mulher, por ser mais meiga e mais calma, faz falta." Cnéa Cimini, primeira magistrada do TST em entrevista à OAB, em 2006. No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Dia nacional do turismo, 8 de maio.

Embora 9 de maio não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o São Máximo. O orixá de terça-feira é Oxumare. Em resumo, celebramos hoje Dia da Europa e Aniversário da Fundação de Mato Grosso.

Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, é também conhecido como o "mês das mães". Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, casar-se em maio era sinal de sorte.

13 de abril

Dia 13 de abril celebra um dos maiores símbolos de afeto entre humanos, mas sua data de origem não é nada romântica; entenda o motivo.

O Dia Internacional do Beijo ou Dia do Beijo é comemorado em 13 de abril. Esta data homenageia um dos gestos de carinho mais intensos entre os seres humanos: o beijo.

Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, é comemorado pela igreja católica o dia de Corpus Christi. Marcado pela contagem de 60 dias após o carnaval, a data não é feriado nacional, ficando a cargo de estados e municípios a definição. Entretanto, se não há legislação local sobre a data, esta é considerada ponto facultativo.

A origem da data remonta ao início do século XX, quando as mulheres de todo o mundo começaram a lutar por seus direitos e igualdade de gênero. Em 1908, mulheres trabalhadoras em Nova York realizaram uma grande manifestação em prol de melhores condições de trabalho e direitos iguais.

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905. Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

Após mobilizações sociais, a data foi oficializada pelo governo federal em 1932. O decreto seguiu o padrão estadunidense e instituiu o segundo domingo de maio como “consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano”.

É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A data foi escolhida para ser comemorada no segundo domingo de maio, seguindo a tradição dos Estados Unidos, onde a data já era celebrada há mais de uma década.