O que se comemora no Dia 31 de outubro?

Perguntado por: emuniz2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero.

Atividades para o Dia do Saci

  • Confecção de boneco do Saci;
  • Confecção de gorros vermelhos;
  • Leitura de lendas;
  • Apresentações teatrais;
  • Jogos: caça ao Saci, criar crinas de cavalo com lã e montar um circuito com elas a fim de ver quem é o mais rápido a dar nó nelas;
  • Cantar músicas.

dia 31 de outubro

O Dia das Bruxas (ou Halloween) é dia 31 de outubro. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces. A festa se popularizou um pouco por todo o mundo.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

O Halloween tem sua origem no Samhain, uma festa celta que marcava o fim da colheita e o começo do inverno e que durava toda a noite. Acreditava-se que durante essa noite a fronteira entre o nosso mundo e o outro mundo, o dos mortos, podia ser cruzada, que fadas e os espíritos dos que foram tinham ao nosso mundo.

Uma comida que ficou muito salgada, chaves e outros objetos que parecem se esconder e ruídos estranhos são algumas das coisas que os sacis gostam de fazer. Se você precisar encontrar algo, dê três nós em um barbante. Isso vai impedir o saci de fazer xixi e, seguramente, ele vai devolver logo o que você está procurando.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Entre suas receitas prediletas estão lambari frito, paçoca de amendoim e, claro, arroz, feijão, farofa e mandioca frita. No meio da tarde, aplaca a fome com quitandas do tipo broa de fubá, bolachinhas e biscoito de polvilho. Também é chegado em doces como pé-de-moleque, goiabada cascão e bananada.

Dia das Bruxas é o nome em português para o Halloween.
Ou seja, a diferença está na linguagem, sendo Halloween em inglês e Dia das Bruxas em português. O Halloween é uma celebração realizada em vários países no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã do Dia de Todos os Santos.

Antes do século 20, a conexão entre o Halloween e as bruxas é quase nula, portanto não existe um vínculo histórico entre bruxaria e a celebração. Assim como a popularização do feriado tal qual conhecemos hoje, as bruxas se tornaram um símbolo do Halloween nos Estados Unidos, uma tradição celebrada em 31 de outubro.

18h30

O horário do Halloween Horror Nights pode variar, mas geralmente o evento começa às 18h30 e avança até 2h da manhã.

RIO - O Vaticano fez duras críticas nesta sexta-feira ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos, da Igreja Católica. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.

Como também era comum na comunidade católica, a Igreja transformou o evento pagão em uma celebração religiosa: ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, nesta data, o povo agora catequizado deveria honrar os santos. E foi a partir disso que surgiu o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos.

O Reino dos Céus é uma grande festa que o Pai preparou para nós, Seus filhos. Cada um de nós somos convidados para este grande banquete! Mas não pense em banquete apenas no sentido do alimento materiale substancial, onde comemos frutas, verduras e aquelas coisas saborosas que se tem num banquete.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

O fenômeno da globalização e do mercado de consumo possibilitou que uma celebração de origem celta e pagã conquistasse pessoas de várias culturas e religiões diferentes. No Brasil, o Halloween começou de forma tímida, em escolas de língua estrangeira no início da década de 1980.

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Bruxas eram consideradas mulheres com uma sexualidade libertina, fora dos padrões da época. Mulher era considerada sexualmente passiva. Já a bruxa, tinha uma sexualidade considerada ativa e demoníaca.

Algumas versões do saci apresentam-no com a mão furada, sendo essa uma característica extraída do “pesadelo”. Já o ato de fumar está relacionado com a cultura indígena, mas também era uma influência da cultura africana.

Conta-se que o saci costuma sugar o sangue dos cavalos, além de amedrontá-los durante a noite, então sempre que os cavalos estiverem agitados à noite é porque um saci esteve lá. Um sinal de que de fato um saci tenha feito de suas travessuras com os cavalos são os nós e tranças que podem ser encontrados em suas crinas.