O que se avalia no teste do olhinho?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

O Teste do Olhinho pode prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia ou estrabismo. Além disso, existem doenças mais sérias na lista. São elas: retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira.

O teste do olhinho alterado pode ser indicativo de doenças graves, que impedem o desenvolvimento da visão: • Retinopatia da prematuridade • Catarata congênita • Glaucoma congênito • Retinoblastoma • Doença de Coats • Persistência hiperplásica de vítreo primário (PHVP) – ou vascularização fetal persistente • ...

O ideal é que o teste do olhinho seja feito nos primeiros meses de vida do bebê e, no máximo, até a criança completar um ano de idade. Isso porque estudos mostram que 90% da visão se desenvolve nos dois primeiros anos de vida, enquanto o desenvolvimento dos outros 10% acontece entre os sete e nove anos de idade.

Sinais que podem indicar problemas de visão no bebê

  1. Presença de manchas na pupila.
  2. Coçar frequentemente os olhos.
  3. Vermelhidão.
  4. Saída de secreções ou formação de crosta.
  5. Olhos constantemente lacrimejando.

R$ 79,90

O Teste do Olhinho custa R$ 79,90. Procedimento realizado de 0 a 3 meses.

O teste do reflexo vermelho em recém-nascidos é uma forma de avaliação visual, permitindo a identificação precoce de leucocorias, presente frequentemente na catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade.

Infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis, HIV).

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

O Reflexo Vermelho é o reflexo que vem através das pupilas quando estas são submetidas a uma fonte de luz.

Recomenda-se a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê por um oftalmologista ou um pediatra.

O teste digital do olhinho dilata a pupila? Essa é uma das principais dúvidas entre os pais. Dilatar a pupila ainda pode trazer um certo medo quando se trata da visão infantil, mas não há porque se preocupar. Sim!

Qual a idade ideal para fazer o Teste do Olhinho? O Teste do Olhinho deve ser feito nas primeiras 72 horas de vida ou antes da alta da maternidade.

O teste do olhinho ampliado é realizado com um aparelho chamado RetCam. O aparelho tira fotos do fundo da retina, mácula e nervo óptico. É usado um colírio para dilatar as pupilas e um gel condutor para a captação das imagens, lembrando um exame de ultrassom. Assim, pode causar um desconforto maior no bebê.

O Teste Genético da Bochechinha é um exame realizado em recém-nascidos que possibilita identificar alterações em mais de 390 genes associados a centenas de doenças tratáveis, minimizando possíveis sequelas futuras.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

A visão do bebê recém-nascido é capaz de detectar cores e padrões abstratos, contornos fortes e contrastes entre claro e escuro. As cores primárias azul, vermelho e amarelo costumam chamar bastante atenção nessa fase.

Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

  1. Tônus muscular anormal no nascimento (hipo ou hipertônico);
  2. Convulsões;
  3. Bebê flácido;
  4. Episódios subtis de olhar fixo / sem resposta;
  5. Lenta aquisição de linguagem e / ou habilidades motoras.

O teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) é realizado ainda na maternidade, até 72 horas de vida do bebê. O exame ajuda na detecção de possíveis doenças oculares e deve ser repetido pelo pediatra no decorrer dos três primeiros anos de vida da criança.

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.