O que se aprende com artes marciais?

Perguntado por: iourique . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Quando você começa a praticar algum tipo de arte marcial, não aprende apenas sobre movimentos corporais, força e estratégia. Você também começa a imergir em vários ensinamentos morais que podem ser levados para a vida e para o dia a dia.

Além do ganho físico, as artes marciais proporcionam maior controle motor o corpo, agilidade de raciocínio, entendimento social e autoconfiança.

As artes marciais trabalhadas da forma correta estimulam o equilíbrio, a força e a coordenação motora. São capacidades físicas importantes para o aluno.

Entre os benefícios, estão o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a melhora dos reflexos e ainda o raciocínio, pois esta arte trabalha o equilíbrio mental, aumentando a autoconfiança e autoestima.

As modalidades de esporte que envolvem luta corporal, podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde, assim como melhorar o condicionamento físico, diminuir o estresse e contribuir para uma melhor coordenação motora.

Superando desafios

  • 1) Kung Fu. O nome desta arte marcial é uma interpretação da expressão em cantonês “gong fu”, que significa trabalho árduo que leva à perfeição. ...
  • 2) Tai chi chuan. ...
  • 3) Taekwondo. ...
  • 4) Karatê ...
  • 5) Jiu-Jitsu. ...
  • 6) Judô ...
  • 7) Capoeira.

MMA

O MMA significa “artes marciais mistas”, como o nome já diz é uma mistura de várias artes marciais, sendo assim uma das lutas mais completas. Dessa maneira, ela melhora o condicionamento físico, ensina técnicas de defesa pessoal e ainda contribui para que os músculos fiquem tonificados.

As 7 Virtudes das Artes Marciais

  • Compaixão, Benevolência. Compaixão tem muitas dimensões. ...
  • Polidez e Cortesia, Amabilidade. ...
  • Sinceridade, Veracidade total. ...
  • Justiça e Moralidade. ...
  • Coragem, Bravura heroica. ...
  • Honra.

Boxe. Além de ser excelente para a defesa pessoal, o boxe também é um ótimo esporte que trabalha o fortalecimento dos músculos, melhora no sistema cardiovascular e alivia o estresse e a ansiedade.

De acordo com os resultados obtidos conclui-se que as artes marciais podem auxiliar na redução de comportamento agressivo em adolescentes nas aulas de Educação Física escolar, principalmente na prática de jogos, onde se observou a grande incidência de tais manifestações.

Explicação: Benefícios da luta como atividade física. Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô. Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como te ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e ainda contribuir para sua coordenação motora.

Karatê

Karatê Essa arte marcial, criada no Japão, usa muitos golpes como chutes, cotoveladas, joelhadas e técnicas de mão aberta. Alguns de seus golpes também são mortais, principalmente quando aplicados em regiões vitais do corpo.

O termo “Artes Marciais” remete a uma origem ocidental e latina, e se refere às diferentes artes de guerra e luta. Sua origem ocidental é vinculada ao Deus da Guerra greco-romando Marte (Ares na mitologia Grega). De acordo com a mitologia, as Artes Marciais são ensinadas pelo Deus Marte aos humanos.

Academias de lutas e artes marciais espalhadas por vários espaços nas cidades, escolas de educação infantil com atividades extracurriculares de lutas e artes marciais para as crianças, também são indicativos da relevância do tema na sociedade.

Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva. É por meio da Disciplina advinda do Esporte que muitas crianças e jovens adquirem mais cultura, além de aperfeiçoar a amplitude de movimentos, gestos e golpes.

O que acontece durante a reação de lutar ou fugir
O sistema nervoso simpático então estimula as glândulas suprarrenais, desencadeando a liberação de catecolaminas (incluindo adrenalina e noradrenalina). Essa cadeia de reações resulta em um aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.

Jiu-jitsu

Jiu-jitsu é a arte marcial mais praticada no Brasil, aponta estudo. O Muay thai apareceu em segundo lugar e o boxe em terceiro.

Confira o Top 10 das lutas mais populares do mundo: 1 – MMA (Artes Marciais mistas) 2 – Boxe. 3 – Jiu Jitsu Brasileiro. 4 – Judô. 5 – Kung Fu.

Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas, que definem os músculos e que melhoram a resistência e a força física. Todas estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para tonificar o corpo e eliminar gordura.

Criada dentro do exército brasileiro, o Uru-Can mistura elementos de Karatê, Tae-kwon-do, Kung-Fu, Judô e Jiu-jitsu. Se trata de uma arte marcial 100% brasileira, embora utilize elementos de outras lutas já consagradas de origens japonesas e coreana.

Capoeira

Capoeira é uma forma de arte marcial que é considerada uma das mais difíceis de combater o oponente. Com a implementação rápida, chutes e socos fluindo a Capoeira é sem dúvida uma das artes marciais mais originais do mundo. Na somatória, o krav maga é o campeão.