O que se alimentam os peixes do mar?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A maioria dos peixes costuma ser carnívoro, mas existem espécies que se alimentam exclusivamente de algas e plantas. Os carnívoros procuram por animais menores e mais fáceis de serem suas presas, como larvas ou invertebrados.

Um peixe herbívoro pode comer alface, couve, algas e frutas como maçã e pera. Já os carnívoros precisam se alimentar de proteínas que são encontradas no mar: camarão, minhocas, larvas, mexilhão e até mesmo peixes menores.

São onívoras as seguintes espécies: Tilápia, Lambari, Pacu, Piraputanga e o Tambaqui. Peixes onívoros são aqueles que exploram alimento animal e vegetal, em partes equilibradas. São onívoras as seguintes espécies: Tilápia, Lambari, Pacu, Piraputanga e o Tambaqui.

- Peixes de cadeia alimentar intermediária
Os planctófagos, (alimentam-se de fito e zooplâncton); os bentófagos e iliófagos (consomem vegetais e animais encontrados na lama do fundo do tanque) e os onívoros. Nesse grupo, o regime alimentar envolve animais invertebrados e vegetais.

Dito isso, conheça os principais predadores da piscicultura:

  • seres humanos;
  • aves, pássaros e mamíferos voadores;
  • insetos;
  • lontra;
  • ariranha;
  • muçum e traíra.

Peixes bebem água? Sim! Os peixes absorvem água por meio da pele e brânquias num processo chamado de osmose ou osmorregulação. Assim, regulam a quantidade de sais no interior de seu organismo.

Para conseguir manter a quantidade de água e sais no interior de seu corpo, os peixes de água salgada ingerem uma quantidade considerável de água do mar e eliminam de maneira eficaz o excesso de sal. Essa eliminação ocorre pelas células presentes nas brânquias, que eliminam o excesso de sal por transporte ativo.

Depende da espécie
Algumas das espécies de peixes mais comuns de aquário, como o betta, molinésia, o paulistinha e o guppy, podem viver de três a cinco anos, em média. No entanto, existem outras espécies que podem viver mais de 10 anos, como o barbus e o labeo.

Existem mais de 28 mil espécies de peixes, vivendo em dois tipos de habitat natural: nas águas salgadas dos oceanos e mares, e nas águas doces de rios, lagos e açudes.

Dentre os principais alimentos energéticos para peixes, destacam-se o farelo de arroz, o sorgo e o milho”, explica Priscila Vieira Rosa Logato, autora do Livro AFE Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Esses animais contam com um sistema sensorial apurado, que permite que eles sintam a vibração da água para saber que há outras espécies por perto. Além disso, os peixes usam suas cordas vocais para emitir sons e se comunicarem com seus pares. É isso mesmo!

Alguns exemplos de peixes comedores de algas incluem o Plecostomus, o Ancistrus e o Otocinclus. Alguns peixes também podem comer outros tipos de alimentos, mas a maior parte de sua dieta consiste em algas.

No topo da cadeias alimentar estão os “predadores de topo” que, por norma, não têm predador específico e por isso acabam por morrer sem serem predados. Contudo, servirão de alimento aos decompositores. Os decompositores são o nível da cadeia trófica que liga os consumidores aos produtores.

As quantidades dependem da fisiologia das espécies, que podem ser: Peixes carnívoros: alimentam-se principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos: oscar e betta; Peixes herbívoros: alimentam-se de alimentos de origem vegetal, como plantas, assim como de algumas algas.

Geralmente, os camarões possuem hábito alimentar onívoro, isto é, se alimentam de “tudo”: resíduos animais, vegetais, plancto, algas, bentos vivos ou mortos, animais mortos e camarões mortos, além das cascas de camarões que fizeram a muda.

O peixe-leão é uma espécie que causa preocupação, pois não possui predadores naturais, pode prejudicar a biodiversidade brasileira e é venenosa.

Além disso, os peixes não toleram quando outras pessoas tentam controlar ou manipulá-los. Eles também não suportam atitudes críticas ou julgamentos sem fundamento, e farão de tudo para evitar esse tipo de situação.

Tubarão branco

1. Tubarão branco. O tubarão branco (Charcharodon carcharias) é o mais agressivo e temido dentre todos os outros.

Ao contrário do que muitos pensam, peixes podem comer outros indivíduos por motivos que vão muito além de temperamento ou hábito alimentar estritamente carnívoro. Alimentação dos peixes inadequada e estresse são alguns dos motivos que podem levar ao comportamento.