O que são vírus como eles se classificam morfologicamente?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

Vírus são seres microscópicos acelulares que não possuem metabolismo próprio. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Todos os vírus possuem ácidos nucleicos e uma capa proteica denominada capsídio. O capsídeo pode apresentar diferentes simetrias, tais como a icosaédrica, helicoidal ou complexa.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles.

substantivo masculino Grupo de agentes microscópicos que causam vários tipos de infecções e se reproduzem somente no interior da célula hospedeira.

Estes vírus podem apresentar formato esférico, filamentoso ou de "bala de revólver". O exemplo mais conhecido de vírus de morfologia complexa são os bacteriófagos (ou simplesmente, fagos). O fagos possuem partícula viral composta por uma "cabeça" (capsídeo), de simetria icosaédrica, e uma cauda helicoidal.

Uma estrutura de vírus pode assumir uma das seguintes formas geométricas: icosaédrica, envolvida, complexa ou helicoidal.

Quais são os tipos de vírus mais comuns?

  • Cavalo de Tróia (Trojan Horse);
  • Ransomware;
  • Keylogger;
  • Spyware;
  • Adware;
  • Backdoor.

Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.

Os vírus possuem ainda algumas características comuns a seres vivos, como a presença de material genético e a capacidade de evoluir. O material genético possui informações importantes que determinam as características de um organismo.

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente.

Atenção: Os vírus são um grupo bastante peculiar em virtude da ausência de células. Por isso, eles não são classificados dentro dos reinos dos seres vivos. Vale destacar que esses organismos são incapazes de viver sem uma célula, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Assim, as modernas classificações agrupam os reinos em três domínios: o domínio Archea (que inclui as arqueas), o domínio Bactéria (bactérias e cianobactérias) e o domínio Eucarya (todos os eucariontes estão aqui).

Bactérias e vírus agem de forma semelhante no corpo humano, se multiplicando dentro de nossos organismos e provocando uma reação do sistema imunológico. A diferença é que os vírus são mais mutáveis, ou seja, sofrem mais alterações genéticas e isso torna mais difícil encontrar respostas para o combate.

Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

Todos os vírus possuem material genético (um genoma) feito de ácido nucleico. Você, como todas as outras vidas celulares, usa o DNA como seu material genético. Os vírus, por outro lado, podem usar tanto o RNA como o DNA, ambos dos quais são tipos de ácidos nucléicos.

Quem defende que os vírus são seres vivos, argumenta que eles desenvolvem atividades consideradas complexas, já que conseguem burlar o sistema imunológico de outros seres, a ponto de provocarem doenças. Outro argumento que reforça a tese é o fato de que neles há a presença de material genético como DNA e/ou RNA.

Os vírus são seres acelulares, ou seja, não são formados por células. Além disso, esses seres só conseguem realizar sua atividade metabólica no interior de outras células, sendo chamados, portanto, de parasitas intracelulares obrigatórios.

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Os vírus podem ser classificados a partir de sua morfologia, isto é, com base na arquitetura do capsídeo, podemos dizer se um vírus é helicoidal (semelhante a um bastonete, com capsídeo oco e cilíndrico que possui uma estrutura em forma de hélice), envelopado (os vírus envelopados são relativamente esféricos) ou ...

Em geral, estes possuem forma geométrica bem definida: icosaédrica, helicoidal, cilíndrica, esférica, entre outras. O capsídeo em associação com o material genético viral compõe o nucleocapsídeo.