O que são vestes talares segundo a Bíblia?

Perguntado por: udias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, "aquela cujo comprimento vai até os calcanhares".

A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).

verde

O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei. O verde, dos advogados, é a cor da esperança de resolução de conflitos baseada na aplicação da lei.

substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo.

veste episcopal constituída por batina encarnada, roquete e murça.

O éfode era a parte exterior, a última peça das vestes sacerdotais, era uma peça comum de todos os sacerdotes (I Sm 22.18). Até Samuel, sendo ainda jovem foi “vestido com um éfode de linho” (I Sm 2.18). Todavia, para o Sumo Sacerdote, era reservado o éfode com matérias preciosas.

Já em júris e eventos mais solenes de câmaras e de órgãos superiores dos tribunais em geral, os magistrados usam a toga, enquanto os demais operadores do Direito vestem beca, em especial quando se dirigem aos membros da Corte.

28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

Explique que a expressão “guarda as suas vestes, para que não ande nu” refere-se a estar espiritualmente preparado.

maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante. dos seus anjos.

O preto, também usado pelos sacerdotes, simboliza o luto, a renúncia às cores da vida, a sobriedade, a abnegação, a consagração absoluta à Justiça. Outra função simbólica da toga é a de nivelar os juízes (também aos membros do Ministério Público e advogados em suas becas).

Hoje, a utilização de uma indumentária especial se estende ao membro do Ministério Público e aos advogados que participam das sessões plenárias. Eles vestem trajes pretos, chamados de becas. Os servidores que assessoram o Plenário também usam capas pretas.

Alguns historiadores acreditam que elas foram popularizadas pelo rei francês Luís 14 (1638-1715), que tentava esconder sua calvície. No século 18, advogados, juízes e demais membros da classe alta começaram a usar as perucas para se distinguirem das outras pessoas.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

E a vestimenta inclui a roupa interior, as calças, as camisolas, as camisas, os casacos e o calçado, entre outros adereços. No seu sentido mais amplo, este termo designa o conjunto de peças têxteis que as pessoas usam para se protegerem do clima, para se vestirem e por pudor.

Deus fez as roupas de Adão e Eva com peles de animais e os expulsou do Jardim do Éden.

"Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”. 1 Pedro 3: 2-5.

As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos. A cor verde simboliza o tempo comum, tempo de Graça e esperança.

A Santa Túnica, como é chamada a vestimenta que teria sido usada por Cristo no caminho para a cruz, pertence a França há 1,2 mil anos.

Normalmente se costuma usar a túnica vermelha para os coroinhas/acólitos/ministrantes/servidores (como preferir chamar) e a preta apenas para os seminaristas.